Força Tarefa Dengue mobiliza Araporã

Iniciaram-se nesta terça-feira (15/10) e seguem até o sábado (19), em Araporã, município que pertence à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, as atividades de mobilização social da Força Tarefa de Combate à Dengue.

O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Daltro Catani Filho, destaca que a Vigilância Epidemiológica e a mobilização social são primordiais para o controle da dengue. “A Força Tarefa vem justamente para reforçar as ações de endemias e, juntamente com toda a população, por meio da mobilização social, surgem ideais e parcerias para um trabalho contínuo de prevenção da doença”.

Atuante, o Núcleo de Mobilização Social em Dengue de Araporã desenvolveu diversas ações este ano, como atividades pedagógicas nas escolas e parceria com as igrejas e empresas. Para a referência técnica de mobilização social em dengue de Araporã, Yara Lúcia Silva Souza, a cidade teve até metade deste ano um alto índice de dengue e a Força Tarefa Estadual veio em boa hora. “O grande fluxo dos araporenses para a cidade goiana vizinha que fica a dois quilômetros e que teve epidemia, juntamente com as condições climáticas e a forma inadequada da população armazenar água em tambores foram fatores que contribuíram para o elevado número de casos de dengue. Com as ações intensificadas de mobilização social esperamos modificar o cenário de dengue no município”, relata a referência municipal em mobilização.

A usina Araporã Bioenergia, que possui mais de mil colaboradores é parceira no combate à dengue. “A Secretaria Municipal de Saúde de Araporã fez palestra para os nossos funcionários, afixou cartazes e distribuiu panfletos, e agora, com a nossa participação nas atividades de mobilização social em dengue, vamos trabalhar mais intensamente a prevenção com os funcionários”, ressalta Jussara Soares Magalhães e Sousa.

Outra grande parceiro em Araporã é o Auto Posto Décio, que possui mais de trezentos empregados e criou a Brigada de Combate à Dengue. “Hoje temos o sistema de reciclagem interno, que colabora com o meio ambiente e elimina possíveis criadouros da dengue. Vamos agora mobilizar contra a dengue cerca de cinco mil clientes que passam diariamente no Posto, e levar a ideia para as outras unidades do Grupo Décio”, contou o funcionário Paulo César Nunes, um dos dez membros da Brigada.

O Dengômetro e o Dengue Móvel são duas ações de mobilização social que serão desenvolvidas na sexta-feira e no sábado, 18 e 19 de outubro. O Dengômetro é um espaço interativo que presta informações e distribui material gráfico sobre a doença para a população e o Dengue Móvel troca materiais recicláveis (garrafas pet, latas e pneus) por material escolar (caderno e borracha). Já o evento Minha Cidade Sem Dengue visa valorizar a riqueza cultural e social da cidade, e terá apresentação de capoeira, música, grupo de dança e karatê.

Programação

Capacitação de Multiplicadores Sociais
Participa os atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação de informações
Dia 18 de outubro, das 14h às 16h
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

Dengue Móvel e Dengômetro
Dias 18 e 19 de outubro, das 09 às 14 horas
Praça da Bíblia

Minha Cidade Sem Dengue
Dia 19 de outubro, das 09 às 14 horas
Praça da Bíblia

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima