A Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado encerra hoje (28-03) as suas ações em Engenheiro Caldas. A equipe formada por agentes de endemias e mobilizadoras sociais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atuaram de 26 a 28-03, em parceria com a prefeitura municipal, no controle vetorial com a eliminação de criadouros do mosquito nas residências e na ações de mobilização social , através do Dengue Móvel, que além de panfletagem, promoveu a troca de material escolar (lápis, borracha e caderno) por materiais recicláveis( garrafa pet, lata e pneu).
A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da SES-MG, cujo objetivo é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação e notificação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
As atividades de mobilização social em Engenheiro Calvas tiveram início no dia 26-03 com reunião promovida pelos mobilizadoras sociais Júnia Ferreira e Marília Takahahi, com técnicos da prefeitura e também de um encontro intersetorial com lideranças dos município. O objetivo nestas articulações foi discutir e promover parcerias quanto as estratégias de combate a Dengue, com a participação de entidades públicas e privadas.
Já o caminhão Dengue Móvel esteve presente nos distritos de São José do Acácio e Divino do Traíra e no centro do Município. O secretário de Saúde e de Meio Ambiente de Engenheiro Caldas, Edson Alves de Oliveira, ressaltou a mobilização como parte fundamental do combate à Dengue. “A questão da dengue não depende só da informação, mas fundamentalmente é uma questão de atitude que as pessoas devem tomar. Ações como a de troca do Dengue Móvel tem resultado efetivo, porque estimulam a população a se mobilizar, limpando seus quintais e ruas”, afirmou.
Edson, que também é o presidente do COSEMS Regional, acrescentou ainda que o apoio e parceria do Estado demonstram o quanto o Governo de Minas está sensibilizado com a situação da Dengue em Minas. “Só tratando a questão realmente como uma guerra iremos acabar com o mosquito transmissor que é tão perigoso para a população”, salientou.
Dengue Móvel
No distrito de São José do Acácio, foi grande a participação da população na troca de lixo por material escolar, principalmente dos alunos da Escola Municipal Adeodata Silveira Castro.
Aline Siqueira de 15 anos foi uma das estudantes que compareceu levando garrafas pet. “ Fiquei sabendo que ia haver esta troca pelos carros de som que circularam aqui no Distrito. Acho muito bom conscientizar as pessoas sobre o perigo da dengue”, disse.
Já no Distrito de Divino do Traíra, a dona de casa Eva de Lourdes Campos esteve presente com os dois filhos.” A ideia dessa troca do governo é muito importante para evitar a Dengue. Estamos limpando o meio ambiente e também economizando na compra do material escolar”, frisou.
Todo o lixo recolhido pelo caminhões da prefeitura e do Dengue Móvel em Engenheiro Caldas foi encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAVI) de Governador Valadares.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Frederico Bussinger