A força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve nesta sexta-feira, 25/6, no município de Itaobim, com o objetivo de traçar um panorama da realidade assistencial local e elaborar plano de ação para aprimorar o atendimento à população. Essa já é a terceira visita da força-tarefa à região. Anteriormente, os municípios de Almenara e Pedra Azul receberam a equipe da SES-MG.
Em Itaobim, de manhã, a força-tarefa visitou o Hospital Vale do Jequitinhonha, a Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Central e o Centro Melhor em Casa. Já na parte da tarde, foi realizada reunião de alinhamento das ações de apoio ao enfrentamento à covid-19. O evento contou com a participação do diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Marcelo Alves. “Devido ao cenário desfavorável na região, a força-tarefa vem contribuir com um novo olhar e conhecimento técnico para poder propor melhorias no processo de trabalho, tanto da Atenção Primária quanto da Atenção Secundária e Terciária do município. Esse olhar da SES, do Nível Central, com uma equipe multiprofissional, vem trazer conhecimento e embasamento para que possamos implantar um trabalho diferenciado, com melhor resultado no fluxo de trabalho, no acompanhamento do paciente covid, seguindo as recomendações propostas pela força-tarefa”, justificou o diretor.
O secretário municipal de Saúde de Itaobim, Acácio Moreira, alertou sobre o aumento dos casos de covid-19 no município de Itaobim nas últimas semanas, e que devido a esse cenário, foi feito solicitação da força-tarefa do Estado para ajudar a planejar melhor o fluxo covid-19 a fim de diminuir o número de casos positivos. “Tivemos reunião com a equipe da Secretaria de Saúde e equipe de monitoramento da covid-19 e também a presença da equipe do Hospital Vale do Jequitinhonha, quando foram traçadas as diretrizes para melhorar o fluxo dos pacientes com covid-19, visando à diminuição dos casos positivos e também intensificando a vacinação dos grupos prioritários e seguindo a vacinação de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. O município só tem a agradecer a equipe da força-tarefa por todas as orientações e apoio ao nosso município”, disse o gestor local.
Cenário desfavorável
Devido ao cenário epidemiológico e assistencial desfavorável, o prefeito de Itaobim, Fabiano Fernandes, havia decretado Lockdown no período de 9 a 27 de junho, visando reduzir a circulação do vírus no município e evitar um colapso do sistema de saúde regional, tendo em vista, que tanto o hospital Vale do Jequitinhonha, em Itaobim, quanto o Hospital Deraldo Guimarães, em Almenara, vem registrando ocupação máxima dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) covid-19.
Autor: Allan Campos