Força Tarefa contra a Dengue movimenta a população de Bocaiúva nesta quinta e sexta-feira

Numa iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) teve início nesta quinta-feira, 31, em Bocaiúva, no Norte de Minas, a Força Tarefa de Combate à Dengue, envolvendo a participação da Prefeitura e diversas entidades de classe e não governamentais. Na Praça Wandick Dumont, no centro da cidade, moradores do município estão trocando garrafas, latinhas e pneus por óleo de soja e material escolar, objetivando reduzir os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

As ações de mobilização da Força Tarefa foram iniciadas segunda-feira envolvendo as escolas e foram intensificadas por meio de reuniões e visitas de técnicos das secretarias municipal e estadual de Saúde a dirigentes de entidades de classe, órgãos públicos e empresas privadas que manifestaram interesse em participar da campanha.

Entre os órgãos que se dispuseram a unir forças junto ao Governo de Minas e Prefeitura de Bocaiúva está a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que vai intensificar as ações junto aos produtores rurais. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também entrou na campanha e, por meio de carteiros, vai distribuir material informativo sobre a dengue nos estabelecimentos comerciais e residências de Bocaiúva. A diretoria da Rima, empresa do setor metalomecânico sediada em Bocaiúva, também se dispôs a participar da Força Tarefa organizada pela Secretaria de Estado de Saúde. O trabalho envolve o repasse de orientações aos funcionários da empresa que, por sua vez, serão multiplicadores das ações contra a dengue junto aos familiares.

O diretor da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bocaiúva (Ascaboc), José Heleno da Silva entende que a iniciativa de realização da Força Tarefa envolvendo o Governo de Minas, Prefeitura e outras instituições parceiras “é de fundamental importância para a preservação do meio ambiente e da saúde da população”. Isso porque, explica o diretor, “o problema da dengue na microrregião de Bocaiúva é sério e a conscientização da população quanto ao descarte de materiais inservíveis é importante no sentido de reduzir os focos de proliferação do mosquito transmissor da doença”.

A mesma opinião é compartilhada pelo motorista, José Prates de Souza que, nesta quinta-feira levou para casa onze litros de óleo de soja na troca de 14 pneus e latas.
“A troca de materiais inservíveis por óleo de soja e material escolar se constitui num incentivo a mais para a conscientização da população quanto à necessidade de combatermos a dengue, descartando material que já não nos serve para nada. Além de ajudar na limpeza da cidade, levar óleo de soja para casa vai contribuir para a redução das despesas mensais da família e me possibilitará ajudar minhas duas filhas, Daiana, 23 anos, e Natália, 18, na conclusão de mais um ano de estudos nos cursos de direito e engenharia civil”, comemora José Prates.

Programação

Nesta sexta-feira, 1º, o evento “Minha Cidade sem Dengue” dará continuidade às atividades da Força Tarefa em Bocaiúva. Com a participação de estudantes de escolas municipais e estaduais, na Praça Wandick Dumont além da troca de materiais inservíveis por óleo de soja e material escolar serão realizadas atividades culturais que terão o objetivo de valorizar a riqueza cultural e social da cidade, além de atrair a atenção da população para a campanha contra a dengue.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima