A Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) encerrou suas atividades na sexta-feira, (09/08), em Crisólita. Onze agentes de endemias formaram a equipe que desde o dia 30 de julho mobilizaram toda a cidade com diversas ações contra à transmissão do mosquito AEDES AEGYPT. A estratégia faz parte do programa Estadual de Controle Permanente da Dengue.
Com relação a mobilização social, foram realizadas reuniões institucional, reunião com a prefeitura, reunião intersetorial, reunião de avaliação, visitas às instituições parceiras, blitz educativas, panfletagem educativa evento na praça”Minha Cidade Sem Dengue”, com barraca de aferição de pressão arterial, projeto Vida Ativa (relação cintura e quadril), Nutrição (índice de massa corporal), Teste de Glicemia, análise capilar, atrações como:
Ginástica na Rua, Banda Policia Militar do 19º BPMMG, Roda de Capoeira, além do show com o cantor Tau Brasil.
O Dengue Móvel realizou a troca de material inservível (pneus, garrafas PET, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (borracha e caderno) e distribuição de informativos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Policia Militar e Drogafarma, foram parceiras da SES na ação.
“O evento foi de grande importância, pois precisávamos envolver a população no combate a Dengue e não havia estratégia melhor do que aprender se divertindo, conscientizando a população e associando a isso, brincadeiras, atrações culturais e outros”, disse a Coordenadora de Vigilância em Saúde do Município de Crisólita, Kleise Pinheiro Farias.
Situação epidemiológica em Crisólita
De acordo com o ultimo boletim epidemiológico da SES/MG, o município de Crisólita até o mês de maio de 2013 registrou 103 notificações, sendo um número considerado alto em relação ao mesmo período de 2012.
Autor: Lineu Cardoso – ACS-SRS/TO