A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, uma Reunião com os municípios das microrregiões de Itajubá, Poços de Caldas e Pouso Alegre sobre o Fluxo de Encaminhamento da Atenção Primária à Saúde (APS) para a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Durante o encontro, foram apresentados os serviços dos municípios polos da SRS (Itajubá, Poços de Caldas e Pouso Alegre), que serão referências da AAE para os demais municípios das microrregiões.
“O serviço de atenção especializada ambulatorial busca potencializar e qualificar a atenção à saúde, e conta com assistência multiprofissional, ofertando consultas e exames especializados, considerados essenciais para garantir a resolubilidade assistencial. É de suma importância organizar este serviço, estabelecendo fluxos e sistema de referência e contrarreferência, cujo objetivo é impactar na redução dos dados de morbimortalidades por complicações evitáveis associadas aos agravos não transmissíveis”, destacou a superintendente da SRS, Adriana Aparecida Silva Ferreira.
“A definição de fluxo de encaminhamento (criterioso) da APS para AAE é fundamental para minimizar os gargalos enfrentados pela média complexidade. Certamente estamos dando mais um passo importante para reorganização das Redes de Atenção à Saúde em nossa região”, concluiu a coordenadora da APS da SRS, Ana Carolina Seabra Silveira, acerca da importância do Encontro para os gestores municipais e região.
A implantação dos serviços da AAE beneficiará o atendimento nesse tipo de atenção de 52 municípios da área de abrangência da SRS. O evento foi organizado e ministrado por Ana Carolina e pela Referência Técnica- RT- da Atenção Ambulatorial Especializada da SRS, Wellinton Moreira Lopes.
Autor: Otávio Coutinho