O Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) da Regional de Saúde de Ubá realizou, entre os dias 27 e 30 de junho, uma capacitação para as Vigilâncias Sanitárias Municipais das microrregiões de Muriaé e Ubá. Nos dias 27/06 e 28/06, a capacitação aconteceu no município de Muriaé, já nos dias 29/06 e 30/06 o evento foi realizado no auditório da Regional e contou com presença do diretor da Regional, Reginaldo Furtado de Carvalho.
A capacitação teve como objetivo treinar os municípios para a fiscalização sanitária nos estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde. De acordo com o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilâncias em Saúde de Minas Gerais, municípios com população acima de 100 mil habitantes terão total responsabilidade sobre todos os estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde presentes em seu território.
Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Ubá, Romeu Teixeira de Siqueira, o apoio mútuo entre diferentes áreas da saúde é fundamental para o bom trabalho da vigilância sanitária. “A vigilância sanitária estadual e as vigilâncias municipais devem trabalhar juntamente com a Atenção em Saúde e esse apoio é importante para a melhoria da saúde como um todo”, explica.
- Para conhecer mais sobre as ações da Vigilância Sanitária, acesse o site: www.saude.mg.gov.br/sus
Autor: Lavínia Luisa e Elivelton Campos