Para rastrear casos suspeitos notificados de covid-19 e pessoas que tiveram contato com os mesmos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Sala de Situação, desenvolveu uma ferramenta automatizada, utilizada pelos municípios para fazer o registro semanal dos dados, desde outubro de 2020. Por meio de um formulário on-line, é realizada análise do indicador proposto, tornando mais simples e ágil a atualização de informações de contact tracing pelos municípios.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o monitoramento e manejo de casos suspeitos ou confirmados e seus contatos é uma estratégia essencial e reconhecidamente eficaz para impedir a propagação e interromper a cadeia de transmissão da covid-19. “Como a doença pode se espalhar antes que os sintomas ocorram ou mesmo quando nenhum sintoma está presente, as atividades de investigação de casos e rastreamento de contatos devem ser rápidas, oportunas e completas”, ressalta.
O desenvolvimento do contact tracing, ação conjunta entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde, também contribui para a interrupção da cadeia de transmissão da covid-19, reduzindo o contágio e o número de casos no estado. O Painel, construído a partir do preenchimento do formulário pelos municípios apresenta o número de casos notificados e de casos com contatos rastreados. É possível também visualizar a proporção do rastreamento e o preenchimento dos dados na semana atual. Atualmente, 92,7% dos municípios do estado de Minas Gerais possuem cadastro para alimentação do Painel. Os dados também podem ser estratificados por município e por macrorregião de saúde, permitindo a visualização dos municípios que o alimentam regularmente e também aqueles que não alimentam.
O Painel está disponível no site: https://coronavirus.saude.mg.
Autor: Lila Alves