Capital ficou à frente de outras seis cidades; índice leva em consideração possibilidade dos jovens encontrarem ambiente propício para se desenvolverem
Um estudo piloto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Global City Indicators Facility (GCIF), indica Belo Horizonte como a cidade que oferece o melhor ambiente para o desenvolvimento de crianças e adolescentes dentre as localidades pesquisadas, levando em consideração metrópoles que atravessam período de acelerada urbanização.
“O Governo de Minas tem um grande papel neste desenvolvimento, considerando políticas específicas, como o programa Saúde em Casa, o Mães de Minas e o Viva Vida. Este último faz com que as crianças nasçam com dignidade. Iniciativa inédita no país”, frisa a subsecretária de Direitos Humanos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Maria Juanita Godinho Pimenta.
Os indicadores do UKID avaliam o desenvolvimento de crianças e adolescentes em áreas urbanas por meio de quatro principais categorias: bom começo de vida (saúde de qualidade e saneamento básico); proteção contra perigos (segurança e emergência, preparação); educação e conhecimento; e padrão de vida (igualdade social, conectividade, qualidade de vida). Dentre as categorias, a capital obteve destaque no quesito saúde de qualidade nos primeiros anos da vida de uma criança e também obteve avaliação relevante nos quesitos água e saneamento básico, educação e igualdade social.
“Existe uma rede de proteção social muito forte em Minas Gerais. Os indicadores refletem as melhorias das políticas sociais e econômicas do Estado, na medida em que isso reflete na vida da criança. É um conjunto de programas que veio para transformar a sociedade e minimizar a situação de vulnerabilidade que se encontram as crianças e adolescente em nosso país”, ressalta a subsecretária.
A primeira versão do Index of Urban Child Development (UKID) – Índice de Desenvolvimento de Crianças em Espaços Urbanos, avaliou, além da capital mineira, as cidades de Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), São Paulo (Brasil), Amman (Jordânia), Makati (Filipinas) e Durban (África do Sul). Entre as cidades selecionadas para a pesquisa, BH obteve a melhor pontuação geral (0,7181), conforme mostra o gráfico a seguir.
Autor: Assessoria Sedese
