ESP-MG seleciona Educadores Populares para 2ª edição do EDPopSUS

Imagem

A segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EDPopSUS), que em Minas Gerais será coordenado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), está com edital aberto para a seleção de Educadores Populares no Sistema Único de Saúde (SUS), no período de 05 a 20 de setembro de 2016.

São 174 vagas, com reservas para candidatos negros e com deficiências, para o processo de construção do conhecimento de ações estratégicas da Política Nacional Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS).

Nessa edição o curso irá contemplar os municípios da “Rota da Lama”, com quatro cidades-polo (Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Ponte Nova), totalizando 36 municípios mineiros, com 315 vagas, sendo nove turmas com 35 alunos em cada.

EDPopSUS

O curso é uma oferta da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, organizada e planejada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e tem o objetivo de fortalecer a práxis dos trabalhadores da saúde, com o referencial político-metodológico da Educação Popular em Saúde, potencializando o cuidado, a participação e a mobilização popular nos territórios.

O público prioritário são Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, podendo incluir também outros profissionais e lideranças comunitárias do território, com destaque para as comunidades assentadas e quilombolas.

O curso será ofertado na modalidade de aperfeiçoamento com 160 horas que incluem aulas teóricas e trabalho de campo e de forma descentralizada.

Além de Minas Gerais, o EDPopSUS será ofertado na Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

 

Autor: Silvia Amâncio

Rolar para cima