A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu hoje (23) visita do coordenador da Rede para Políticas Informadas por Evidências no Brasil (Evipnet Brasil), Nathan Souza.
A reunião entre o coordenador da EVIPNet, o assessor da Escola, Helian Nunes, e o vice-diretor, Augusto Nunes Filho, abordou vários temas. “É extramente pertinente a aproximação entre a Evipnet e a ESP-MG. A busca pela contato demonstra visão e prática das lideranças da Escola no uso de evidências para tomadas de decisões”, afirma. Souza destaca o momento vivido pela Escola. “As lideranças da instituição estão sensíveis ao uso de evidências e estão contextualizadas com grandes movimentos e recomendações de instituições internacionais como a OMS e a Unesco. Além disso, há diálogo permanente com as esferas municipal, estadual e federal”.
Para Souza, é muito relevante a preocupação com a saúde mental. “É estratégico focar nessa área em que, segundo dados, é responsável por cerca de 18% do sofrimento da população. Vejo como uma janela de oportunidade devido à administração da Escola e ao perfil do secretário de estado de saúde Antônio Jorge Marques”.
O vice-diretor da ESP-MG, Augusto Nunes, destaca a importância da aproximação no âmbito da saúde mental. “A saúde mental, com a quinta rede de saúde em Minas Gerais, é uma área estratégica para um possível projeto piloto na Escola”, declara.
Evipnet
A Rede para Políticas Informadas por Evidências da Organização Mundial de Saúde (EVIPNet) promove o uso sistemático de evidências de pesquisas de saúde na formulação de políticas. Concentrando-se em países de baixa e média renda, EVIPNet promove parcerias em nível nacional entre os decisores políticos, pesquisadores e sociedade civil, a fim de facilitar o desenvolvimento de políticas e implementação de políticas, através da utilização da melhor evidência científica disponível. EVIPNet compreende redes que reúnem equipes de cada país, que são coordenados a nível regional e global.
No Brasil, a Coordenação Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE do Ministério da Saúde representa a Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil e tem como objetivo geral estabelecer mecanismos para facilitar a utilização de produção científica na formulação e implementação de políticas de saúde.
Autor: Leandro Heringer