ESP-MG recebe pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ no CEGTES

Crédito: Danny Eloi

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), promove a segunda edição da especializaçãoGestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CEGTES), que nessa semana recebeu como docente Neuza Moysés*, Coordenadora Nacional do CEGTES.

O curso conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e doConselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e visa formar gestores especialistas na área de gestão do trabalho e da educação em saúde, com base em três eixos fundamentais: 1) Políticas Públicas e Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; 2) Gestão da Educação na Saúde; 3) Gestão do Trabalho e Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados e municípios brasileiros.

Ensino-serviço

“O estado de Minas Gerais se fez presente desde as primeiras turmas e a parceria na execução com a ESP-MG tem sido fundamental para as turmas do estado de Minas Gerais”, destaca Neuza Moyses sobre o papel de Minas Gerais e da ESP-MG na realização da especialização, que recebe alunos, muitos deles gestores, de diversos municípios mineiros
Para Alice Massote, servidora da ESP-MG no Núcleo de Educação Profissional em Saúde (NEPS) e aluna do curso, sua participação na especialização fornece aporte na questão da gestão da educação e do trabalho na área da saúde. “Pensando no meu caso aqui na Escola, eu trabalho especificamente com gestão da educação, mas formando profissionais que vão atuar no SUS que é um dos maiores mercados de trabalho na área de saúde”, destaca.

O CEGTES

O curso será realizado durante todo esse ano e ao final os alunos irão elaborar seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com uma intervenção em seus locais de atuação, mostrando a realidade de cada município.

No dia 12 de agosto, os alunos participaram da disciplina “Valorização do Trabalhador do SUS: política de humanização e saúde do trabalhador”, ministrada pela servidoraDaniene Santos, do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da ESP-MG, com o objetivo de apresentar e discutir as diretrizes da PNH, enfocando a dimensão da valorização do trabalhador do SUS.

*Graduada em Ciências Sociais, especialista em Saúde Pública e em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas de Saúde. Mestre em Educação e pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Autor: Danny Eloi

Rolar para cima