Nesta terça-feira (22/11), os enfermeiros da Coordenação de Imunização das Regionais de Saúde de Minas Gerais participaram do primeiro encontro da Reunião de Alinhamento do Programa de Imunização, na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).
A atividade tem objetivo de alinhar as informações do Programa Nacional de Imunizações com as Regionais de Saúde do Estado, realizando supervisões e capacitações de salas de vacinas e aprimorando a qualidade das atividades na rede de frio das Regionais de Saúde de Minas Gerais e de seus municípios jurisdicionados.
De acordo com Elaize Maria Gomes de Paula, técnica da imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a atividade irá alinhar as novidades na imunização, como a portaria 1533, e resgatar algumas técnicas de trabalho que precisam ser resgatadas. “Além dessa portaria nós vamos rever algumas técnicas, discutir a questão da supervisão e atualizações de salas de vacinas para que a gente consiga chegar ao profissional que realmente está na sala de vacina. Nós seremos os multiplicadores das regionais, para multiplicar para os municípios, para que os municípios multipliquem para quem está nas salas”, explica.
José Geraldo Leite Ribeiro, médico da Coordenadoria de Humanização da SES-MG, que está auxiliando nas atividades, ressalta ainda a importância do papel ESP-MG para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.
Programação
A atividade segue até quinta-feira (24) e conta ainda com atividades práticas de técnicas de imunização e de supervisões de salas de vacinas, vigilância sanitária, perdas de imunobiológicos e plano de contingência.
Autor: Débora Souza