Dia 05/08: Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde: práticas para a sustentação do Cuidado.
Dia 02/09: Atenção na RAPS: Cuidado na crise, Cuidado na vida.
Dia 07/10: A participação dos usuários na produção do Cuidado.
Na próxima quarta-feira, 05/08, às 15h, será o primeiro dos três webinários e nesse dia será discutido o tema: Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde: práticas para a sustentação do Cuidado. Participarão do debate, a Professora do Departamento de Psicologia da UFMG, Claudia Maria F. Penido; a Diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES-MG, Lírica Salluz M. Pereira e a Psicóloga da Atenção Primária à Saúde do município de Jeceaba/ MG, Michelle de Almeida Cézar. A mediação será feita pela Referência em Saúde Mental da ESP-MG, Ana Regina Machado.
A transmissão será realizada pelo Canal da Escola no Youtube: youtube.com/
Os webinários terão acesso aberto no youtube, sem necessidade de inscrição prévia. Mas, quem quiser receber certificado, deverá preencher um formulário de inscrição, que será disponibilizado por link, no chat, durante a transmissão. Todas as informações serão disponibilizadas no início e ao longo de cada evento.
De acordo com Ana Regina Machado, que é uma das responsáveis pela organização dos encontros, o objetivo é contribuir para o fortalecimento da atenção em saúde mental no SUS em um contexto marcado por desafios decorrentes da Covid- 19 e pela ameaça às conquistas sociais. Os webinários serão conduzidos por trabalhadores, docentes, usuários e gestores que promoverão diálogos e o compartilhamento de diferentes experiências sobre o cuidado em saúde mental na atenção primária, o cuidado em rede e a participação dos usuários dos serviços na produção do cuidado.
A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS
As políticas de saúde mental no estado estão sustentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica antimanicomial e propõe uma rede de serviços públicos, substitutivos aos hospitais psiquiátricos e seus similares, conhecida como Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Rede de Atenção Psicossocial propõe um novo modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e a promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade. Além de mais acessível, a rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade. A RAPS, em sua composição, tem pontos estratégicos e prioritários na Atenção Primária em Saúde, Atenção Psicossocial e Atenção Hospitalar, entre outros.
Autor: Vívian Campos