ESP-MG participa de encontro do Projeto Itinerários do Saber

Imagem

Entre os dias 21 e 22 de novembro, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) participou, no Rio de Janeiro/RJ, de oficina de trabalho com a equipe do Projeto Itinerários do Saber, com o objetivo de rever os processos de trabalho e refletir sobre as demandas de formação para o ano de 2018 dos protagonistas do projeto, as instituições formadoras do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ESP-MG foi representada pelas trabalhadoras Lenira Maia (Superintendência de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde) e Patrícia Rodrigues, da Assessoria de Tecnologias Educacionais em Saúde.  

O encontro abordou aspectos técnicos das instituições, o olhar de cada território com seus problemas, demandas e ações educacionais, além da troca de experiências entre os participantes.

 

Segundo Patrícia Rodrigues a participação da Escola neste projeto é importante por permitir a ampliação do conhecimento das referências técnicas. “Após essa oficina, temos mais informações sobre as atividades necessárias para sua efetivação, como também o planejamento de ofertas de ações educacionais para o próximo ano”, destacou. 

Articulações 

Os participantes, divididos em salas temáticas, trocaram informações sobre Infraestrutura e Logística, Comunicação, Comunidade de Práticas, Articulação Pedagógica e Sistemas de Informação, além de socializarem em plenária, as demandas de formação das Escolas da região Sudeste para oferta em 2018.

Além dos representantes das Escolas, o evento contou com a participação dos assessores da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).

O Projeto 

O Itinerários do Saber, iniciativa do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) e da SGTES do Ministério da Saúde, com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ) e Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS), visa o desenvolvimento de estratégias para a qualificação dos profissionais de saúde de nível médio/técnico, visando o aperfeiçoamento do SUS.

A meta até 2019, é ofertar, 150 mil vagas para profissionais de nível médio/técnico do SUS e 2.500 mil vagas para facilitadores e orientadores. O escopo do projeto contempla cursos com carga horária de 60 horas, nas modalidades Presencial (60h), Semipresencial (40h + 20h de dispersão) e a distância (aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com informações do Observatório do Cuidado

Autor: Sílvia Amâncio

Rolar para cima