A Imprensa Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais (IOF-MG) publicou hoje (14), a Portaria nº 16 de 13 de junho de 216 que institui a Mesa de Negociação Permanente da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), que estabelece normas para a criação de fórum representativo de discussão dos interesses dos trabalhadores da Escola.
Pela primeira vez, em 70 anos de existência a ESP-MG conta com esse espaço democrático de representatividade, uma demanda antiga dos servidores que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.
Segundo a diretora de recursos humanos da ESP-MG, Vanessa Wardil, a Mesa é uma vitória dos trabalhadores. “É uma abertura no diálogo entre os servidores e a gestão da Escola. Agora teremos um espaço instituído para tratar dos assuntos peculiares, próprios da Escola dentro do SUS em Minas Gerais”, comemora.
A Mesa terá como composição membros da gestão da ESP-MG, de delegados sindicais do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde MG) e de trabalhadores da Escola.
A Mesa
O objetivo da Mesa é a criação de um espaço institucional permanente para aprimorar as relações de trabalho entre os servidores e a Administração, com base na gestão participativa.
Em Minas Gerais já existe a Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS-MG e cada instituição vinculada do SUS em Minas Gerais está instalando suas próprias Mesas de representatividade.
Acesse aqui as Portarias da ESP-MG.
Autor: Silvia Amâncio