ESP-MG inicia as aulas de sua primeira especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Imagem

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou nesta sexta-feira, 03/09, às 9h30, de forma remota, cerimônia de abertura da Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial para marcar o início das aulas. Após a Mesa de abertura, a psiquiatra, doutora em Filosofia (UFMG) e militante da Luta Antimanicomial, Ana Marta Lobosque abriu as atividades do curso, com a aula inaugural: “Sofrimento mental, cuidado em liberdade e cidadania: aspectos históricos e desafios atuais”.
​​​​​​
Esta especialização, que está em sua primeira turma, tem como objetivo promover a formação crítica e reflexiva de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, para que possam atuar no âmbito da gestão e do cuidado em Saúde Mental a partir do paradigma da atenção psicossocial.
​​​​​​
De acordo com a trabalhadora da ESP-MG e uma das coordenadoras do curso, Ana Regina Machado, foi por considerar a necessidade de contribuir para a qualificação das práticas de atenção em saúde mental e diante dos desafios que têm sido impostos aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Minas Gerais, que a ESP-MG propôs a oferta deste curso. Ela ressalta que nesta primeira turma, será incluída a temática da atenção psicossocial em situações de desastre e lembra que no processo seletivo foram destinadas a metade das vagas aos municípios do Vale do Paraopeba e do Vale do Rio Doce, atingidos pelo rompimento de barragens.

Créditos: Divulgação ESP-MG

Participaram da Mesa de Abertura do curso, a diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, a Superintendente de Educação e Pesquisa em Saúde da ESP-MG, Michele Costa, o Coordenador de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Lucas Rodrigues Albionti de Castro e a coordenadora da especialização, Ana Regina Machado.

A diretora Mara Tanure, afirmou estar muito feliz por participar da abertura do curso e receber os alunos da primeira turma. “Desejo que vocês aproveitam muito a oportunidade de aprender com nossos profissionais que têm muita experiência e que vocês tenham um retorno muito positivo com essa especialização”, desejou.
​​​​​​
A superintendente, Michele Costa, destacou a capilaridade da Escola, que tem chegado cada vez mais em vários municípios do estado. “Parabenizo também a equipe pela dedicação, que nesse período de pandemia, precisou se reinventar para poder preparar o curso nesse momento”. Ela também convidou os discentes a conhecerem as ações da Escola.
​​​​​​
O Coordenador de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG, Lucas Rodrigues Albionti de Castro, comentou sobre o esforço também dos alunos em participarem da especialização e reforçou a importância de momentos como este, que proporcionam conexão e troca de saberes.

Por fim, a coordenadora do curso, Ana Regina Machado, lembrou que depois de mais de um ano de espera, em decorrência da pandemia, agora foi possível iniciar o curso e agradeceu aos discentes que aguardaram as condições melhorarem, para as aulas começarem. “Temos aqui um compromisso com a construção de um país melhor, e é sempre importante lembrar que não há saúde mental sem o SUS, não há RAPS sem o SUS e não há saúde mental sem democracia”, completou.

A especialização

O Curso será realizado em 16 etapas mensais, com início em setembro de 2021 e término em maio de 2023 e em função do contexto de pandemia, as aulas iniciam, de modo remoto, em 03/09/2021 e enquanto for necessário, as aulas serão remotas e acontecerão sempre às sextas-feiras, entre 8h e 12h e entre 13h e 17h.

Créditos: Divulgação ESP-MG

A especialização contempla um total de 400 horas de carga horária, sendo 368 horas /aula de disciplinas e 32 horas destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fazem parte da turma, 46 alunos, que são trabalhadores com graduação de nível superior, com atuação na atenção ou na gestão em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Sistema Único de Saúde SUS, em Minas Gerais, nas esferas municipal ou estadual.

Autor: Vivian Campos / ESP-MG

Rolar para cima