A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou solenidades de formatura de 11 turmas do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB), totalizando 385 profissionais somente este ano. O curso registrou crescimento e chegou a 253 municípios mineiros, com a atuação de aproximadamente 254 docentes qualificados pela própria Escola. Em 2012, foram habilitados 37 técnicos em saúde bucal em Bom Despacho; 35 em Barbacena; 33 em Brasília de Minas; 33 em Araçuaí; 37 em Minas Novas; 41 em Ponte Nova; 32 em Pouso Alegre; 40 em Varginha; 37 em Campo Belo; 26 em Sete Lagoas; e 28 em Leopoldina.
O Diretor-Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, participou das solenidades de formatura em diversos destes municípios e comemorou a conclusão do curso com formandos, docentes, coordenação e convidados. “Durante os meses de agosto de 2011 a novembro de 2012 nos preparamos para entregar ao Sistema Único de Saúde (SUS-MG) 385 técnicos. Vocês formandos continuarão contribuindo com o SUS-MG, por meio de um trabalho sério e comprometido junto às equipes de Saúde da Bucal. Parabenizamos o esforço dos nossos alunos para a conclusão desta jornada, por conquistarem mais uma realização profissional. Sabemos das dificuldades enfrentadas e do investimento pessoal de cada um para finalizar esta importante fase. O mérito é de vocês formandos”, elogiou.
O TSB tem carga horária de 1.300 horas e destina à formação de trabalhadores do SUS da área de saúde bucal, com nível médio de escolaridade, em Técnicos em Saúde Bucal. Esses profissionais têm competência para realizar atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal.
TSB em Minas: história de sucesso
A história do TSB na ESP-MG teve início em 1988, quando a nomenclatura era Técnico em Higiene Dental (THD). Daquela época até 2011, a Instituição habilitou o total de 1.431 profissionais técnicos em saúde bucal. O Diretor-Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, lembra a importância do TSB para os profissionais da saúde bucal. “A proposta do curso é ampliar o tratamento odontológico dos usuários do SUS, para qualificar os profissionais que atuam nos serviços de saúde pública do estado. O material didático, disponibilizado para os docentes e alunos, foi elaborado com a proposta de aliar a teoria à prática cotidiana de trabalho e auxiliar os alunos na reflexão e análise de experiências, com possibilidades de solução, ampliando sua compreensão acerca da atuação profissional desse técnico no SUS”, ressalta o diretor.
A servidora Clarice Castilho Figueiredo atua na ESP-MG, há 35 anos, e acompanhou toda a história do curso TSB. “Ao longo dos seus 66 anos, a Escola vem passando por grandes desafios e tive a oportunidade de compartilhar com o seu crescimento. Milhares de profissionais concluíram e continuam se habilitando em um curso de qualidade, proporcionando retorno para a comunidade. Esta é vitória que perpassa o individual, o profissional, a instituição ESP-MG e resgata a cidadania de populações carentes de serviços odontológicos”, lembra a servidora.
Autor: Suzi Rocha / ESP-MG