Na próxima quarta-feira (30), às 10h, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), irá realizar a cerimônia de formatura da primeira turma do curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS), no auditório da Unidade Sede, em Belo Horizonte.
A capacitação é uma parceria da ESP-MG com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde (MS), e conta com 30 alunos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Betim, Brumadinho, Lagoa Santa, Mario Campos, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Sarzedo e Vespasiano.
O curso tem como objetivo habilitar profissionais de nível técnico em Vigilância em Saúde para atuar no SUS, que sejam capazes de atuar na promoção, prevenção e recuperação da saúde do indivíduo e da comunidade/coletividade.
Depois de formados, os profissionais irão contribuir para a melhoria da assistência prestada pelos serviços públicos, reduzindo riscos e agravos que afetam a saúde da população, promovendo melhoria da qualidade de vida e fomentando a coesão dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiologia.
O curso
O curso Técnico em Vigilância em Saúde (TVS) é uma oferta do Ministério da Saúde, que destinou recursos financeiros para o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), sendo a ESP-MG executora do projeto, com autonomia para a elaboração do plano de curso e material didático.
Essa é a primeira turma formada, iniciada em abril de 2013. Em dezembro deste ano, a segunda turma se forma também em Belo Horizonte, e a terceira conclui seus trabalhos em 2016, no município de Manhumirim (Zona da Mata).
Autor: Silvia Amâncio