A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu na terça-feira (08) o PhD Candidate Nathan Souza, da Secretaria Executiva da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), do Ministério da Saúde em reunião com a direção, superintendentes e técnicos de pesquisa, educação e gestão da informação.
O objetivo do encontro foi apresentar a Evipnet,Rede para Políticas Informadas por Evidências da Organização Mundial de Saúde (EVIPNet) promove o uso sistemático de evidências de pesquisas de saúde na formulação de políticas, aos profissionais da Escola.
No Brasil, a Coordenação Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE), do Ministério da Saúde, representa a Secretaria Executiva da EVIPNet Brasil com o objetivo geral de estabelecer mecanismos facilitadores da incorporação da produção de evidências científicas para tomada de decisão de políticas públicas de saúde.
Nathan Souza falou sobre o histórico e as características da Rede para Políticas Informadas por Evidências e enfatizou a boa perspectiva desta parceria com a ESP e com a SES-MG. Souza salienta o interesse demonstrado pela direção e superintendentes para a implantação da EVIPNet na Escola. “O interesse demonstrado pela direção e superintendentes demonstra que a expectativa é promissora.Enquanto departamento de Ciência e Tecnologia e Rede de Políticas Informadas por Evidência do Ministério da Saúde, tivemos participação efetiva com perguntas pertinentes sobre a Evipnet , como no contexto da educação em saúde. Notei bastante interesse pelos profissionais da educação, pesquisa e ciência da informação””. O representante do Ministério explicou a Oficina de capacitação que ocorrerá nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro. “Os três encontros compõem uma oficina de capacitação na ferramenta SUPPORT. Estamos inovando ao fragmentar em três dias. Esperamos que tenha menos custo social dos participantes e maior assimilação dos conteúdos”.
O diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, avaliou positivamente o encontro. “Foi muito produtiva essa reunião com a participação de grupo de técnicos da ESP-MG e com fala aberta do Nathan”. Para Mendonça, a instalação da Evipnet na ESP-MG demonstra caminho certo para cumprimento da missão institucional. “Essa rede vem somar com esse esforço de transformar a Escola em um lugar que pensa políticas públicas que tenha aplicabilidade para a melhoria de vida da população. É um leque para discussão de políticas públicas com ferramentas para aprimorar as políticas e nossas ações educacionais”, declarou.
O vice-diretor da ESP-MG, Augusto Nunes, considerou a reunião como o lançamento da “pedra fundamental” da Evipnet na Escola.”A reunião marcou o início do processo de instalação da Evipnet que será lançada oficialmente em dezembro em grande evento com a participação de John Lavis, integrantes da OMS, OPAS e MS”.
Evento
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizará, nos dias 5 e 6 de dezembro, evento com a participação do MD, PhD. John N. Lavis, no lançamento do Núcleo de Evidência em Saúde / Estação BVS da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil) na ESP-MG.
John Lavis é co-diretor do Conselho Diretivo da EVIPNet Global, presidente do Comite Consultivo de Pesquisa em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-EUA) e membro do Conselho Consultivo de Pesquisa da OMS. Professor do Departamento de Epidemiologia Clínica e Bioestatística, membro associado do Departamento de Ciência Política, Diretor do McMaster Health Forum e do Program for Policy Decisionmaking e diretor associado do Centre for Health Economics and Policy Analysis. Professor adjunto de Saúde Global do departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard. Dr. Lavis é médico graduado pela Queen’s University, mestre pela London Schools of Economics e PhD pela Harvard University.
Na ocasião também haverá lançamento do livro “Encontros sobre Supervisão Clínica e Institucional em Saúde Mental”, com conjunto de artigos de palestrantes e organizadores do evento “Encontros ESP-MG 2013 Supervisão Clínica e Institucional em Saúde Mental”.
A Rede
Concentrando-se em países de baixa e média renda, a EVIPNet promove parcerias que envolvem decisores políticos, gestores, pesquisadores e a sociedade civil. A EVIPNet compreende redes que reúnem equipes de vários países, que são coordenados nos níveis regionais e global.
Autor: Leandro Heringer