ESP forma técnicos de saúde bucal em Patos de Minas

A Escola de Saúde Pública (ESP-MG), em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta quarta-feira (17/07) a formatura dos alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal. O curso teve início em abril de 2012 e foi finalizado neste mês de julho, contou com a participação de 198 docentes, que ministraram atividades prática e aulas teóricas.

“Nos municípios jurisdicionados pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de minas, ainda há carência de técnicos de saúde bucal e por isso espero que outras turmas sejam capacitadas”, afirma Maíra Lemos de Castro Taufick, referência Técnica de Saúde Bucal da SRS Patos de Minas. “O curso técnico de Saúde Bucal se faz necessário, pois possibilita que profissionais qualificados estejam inseridos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a cobertura de Saúde Bucal na atenção Primária, em especial na estratégia de Saúde da família”.

O diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, salienta a visão e comprometimento dos gestores com a saúde pública. “Essa é a primeira  turma de técnicos de saúde bucal das oito que formam neste ano. Agradeço aos ex-prefeitos e aos atuais prefeitos e secretários municipais de saúde, que tiveram a percepção da importância do curso e do impacto da formação dos profissionais na saúde pública local e regional”.

A realização desse curso é fruto de uma parceria com a ESP/MG, que foi peça fundamental nesse processo de Educação Permanente. Onze municípios da região foram capacitados para compor as equipes de Saúde Bucal, comentou Cássia Eneida Souza Vieira Dutra, Cirurgiã Dentista do Município de Patos de Minas e Professora do Curso, “A realização do curso é importante porque primeiro não temos Técnicos no mercado para supri a necessidade dos recursos humanos nos municípios, depois pela qualificação dos profissionais que trabalharam na Saúde da Família acarretando assim na melhora do SUS ”, completou a dentista.

Eliane Rodrigues da Silva, Auxiliar de Saúde Bucal do Município de Carmo do Paranaíba e aluna observou a utilidade da realização do Curso, “Como auxiliar de saúde bucal, o conhecimento é limitado, o curso veio para abrir horizontes e ampliar o conhecimento na área da Saúde Pública, com ele passamos a visualizar o ser humano como um todo e a valorizar a Saúde em plena função”, finalizou.

Autor: Luciana Santiago.

Rolar para cima