A Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro, a Escola Estadual 06 de Junho e a Escola Municipal do Bairro Shopping Park estão desenvolvendo uma série de atividades de combate à dengue juntamente com o setor de educação em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e o SESC.
O projeto iniciou-se em setembro e se estende até novembro, e tem como objetivo conscientizar os alunos de seis a oito anos das três escolas públicas sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, principalmente em casa e no âmbito escolar, capacitá-los para reconhecerem a larva do mosquito transmissor e a utilização do peixinho Lebiste como um importante aliado na luta contra a dengue.
No primeiro dia de intervenção há uma série de atividades, iniciando-se pela apresentação teatral, depois a apresentação de larvas e pupas vivas, distribuição de folders e cartilhas e a demonstração do peixe Lebiste. A mobilização é realizada de sala em sala e as crianças são convidadas a participar da gincana entre as salas, que consiste no recolhimento de garrafas Pet durante uma semana.
Na semana seguinte, os alunos levam para a escola o material inservível e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia faz a contagem e troca por squeezes. Desta forma, além de contribuir para a eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue, há a diminuição do uso de copos descartáveis nas escolas por meio da substituição dos mesmos por squezees, que são disponibilizados pelo SESC Uberlândia, além de incentivar a hidratação.
As garrafas Pet recolhidas são acondicionadas adequadamente, e posteriormente destinadas às cooperativas de reciclagem do município.
Autor: Lilian Cunha