Encontro regional promove Roda de Conversa sobre o Programa Agora Tem Especialistas 

Na manhã da terça-feira, 18/11, no Salão Nobre da ABCZ, em Uberaba, gestores municipais e coordenadores de Atenção Primária, Atenção Especializada, Regulação e hospitais universitários de 27 municípios, se reuniram para 2ª Roda de Conversa de Apoio Integrado, sobre o Programa Agora Tem Especialistas (PATE), da Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul.

A proposta foi uma troca entre municípios que estão produzindo experiências exitosas na execução da Oferta de Cuidados Integrados (OCI) em seus territórios, contando ainda com esclarecimento de dúvidas quanto ao gerenciamento de filas, núcleos de gestão e linhas de cuidados. Também foi discutido o alinhamento entre Atenção Primária e Atenção Especializada à Saúde, com a definição de encaminhamentos para o fortalecimento do vínculo entre gestores, apoiadores e referências dos Projetos Mais Médicos para o Brasil (PMMB) e Mais Médicos para o Brasil – Emergencial (PMM-E).

Os temas apresentados abordaram ainda, a organização do Núcleo de Gestão do Cuidado (NGC), o papel dos apoiadores e referências do Programa Agora Tem Especialistas, e a estruturação das Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) como eixo central para qualificar o acesso e reduzir filas na Atenção Especializada.

Foram discutidas as responsabilidades do NGC no cuidado, na gestão de filas, na articulação com a atenção primária, no uso de protocolos assistenciais e no monitoramento dos tempos de resposta das OCI. Também foram detalhadas as linhas de cuidado da ortopedia, cardiologia, oncologia, oftalmologia, saúde da mulher e otorrinolaringologia, destacando a importância da comunicação entre os serviços e da referência e contrarreferência qualificada para garantir resolutividade e continuidade dos cuidados em saúde.

Marema Patrício, apoiadora descentralizada do Programa Agora tem Especialistas do Ministério da Saúde em Minas Gerais, falou sobre a articulação do cuidado, respondendo dúvidas dos profissionais da região. Segundo ela, é importante sanar as dúvidas dos gestores, para viabilizar a implementação dos programas, abordando desde as filas de espera, até os novos procedimentos de encaminhamento das ofertas de cuidado integrado, de acordo com a situação de cada município. “Nós trazemos experiências exitosas para compartilhar, contemplando diferentes realidades e, com certeza, levaremos também as experiências daqui para compartilhar em outras localidades”. 

Franciene Gomes, referência de Atenção Especializada da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, salientou que “o principal foco do evento, de tirar dúvidas sobre a implementação das OCI no território, vem ao encontro da necessidade da região de compreender os processos de gestão necessários para a oferta desses cuidados e, por isso, é tão importante”. A superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, afirmou que o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, veio para diminuir a deficiência de acesso à atenção especializada. Ela conta que “foi realizada a pactuação de um recurso inicial de 11 milhões de reais, junto aos principais municípios executores, de Uberaba, Araxá, Frutal, Iturama e Sacramento e, por isso, é fundamental a compreensão desses municípios sobre a correta execução do recurso, para que possamos ter sucesso”. 

Por: Sara Braga

Foto: Sara Braga

Rolar para cima