Encontro Mineiro de Saúde 2015 reúne 500 Secretários Municipais de Saúde

Imagem

Nesta quarta-feira (27/05), os debates sobre controle social, mediação sanitária e consórcios intermunicipais de saúde encerraram o Encontro Mineiro de Saúde 2015, realizado em Contagem, na Grande BH. O evento contou com cerca de 1.500 participantes, sendo 500 deles Secretários Municipais de Saúde.

Durante a cerimônia de encerramento, o ex-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS), Mauro Guimarães Junqueira, fez a leitura da Carta de Encerramento do Encontro que lista uma série de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas que devem ser acolhidas pelo poder público.

Durante todo o Encontro, que teve início na segunda-feira (25/05), políticas públicas de saúde foram debatidas. Entre os temas estavam os desafios do financiamento do SUS, incluindo a distribuição de recursos e a democratização dos serviços de saúde. Também estavam na pauta de discussões a Atenção Primária à Saúde e a democratização da saúde no estado, assim como as Redes de Atenção à Saúde e a atenção especializada e a Política Estadual de Atenção Hospitalar.

O evento contou com a participação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que anunciou a retomada das obras dos hospitais regionais, que estavam paradas. O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, também esteve presente no evento e garantiu que a saúde terá um orçamento de R$ 3 bilhões superior ao que prevê a constituição. Durante o evento, o Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, apresentou os principais caminhos da nova gestão pública em Minas Gerais.

Autor: Jéssica Gomes

Rolar para cima