A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu, no dia 29/9, mais um Encontro Gerencial do 2º Ciclo de 2025. Desta vez, a reunião teve como foco a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) e foi realizada no auditório da FADIVALE.
O evento reuniu coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios da Macrorregião de Saúde Leste, com o objetivo de discutir e alinhar estratégias para melhoria dos serviços prestados à população. Entre as pautas abordadas estiveram os indicadores de financiamento da APS, teleconsultoria, linha de cuidado à pessoa adulta com sobrepeso e obesidade, e oncologia.
A coordenadora do CRAS da SRS Governador Valadares, Carolina Laviola, destacou a importância do encontro para orientar os municípios sobre a implantação da nova linha de cuidado da pessoa com sobrepeso e obesidade e o fortalecimento das ações voltadas para pacientes oncológicos:
“Nosso objetivo é ajudar os coordenadores da atenção primária a compreender melhor essas linhas de cuidado, tanto na obesidade quanto na oncologia. Precisamos avançar em ações que melhorem a produção de exames como o citopatológico e a mamografia, já que nossa macrorregião apresenta um dos piores índices do estado em mortalidade por câncer de colo de útero e mama”, afirmou.
Durante o período da tarde, os participantes discutiram a implementação do programa estadual “Cuidar na Hora Certa”, apresentação da linha de cuidado à pessoa adulta com sobrepeso e obesidade e o Programa Saúde na Escola (PSE), além de refletirem sobre os processos de trabalho na atenção primária.
Para Karoline Almeida, coordenadora da Atenção Primária do município de Divinolândia de Minas, o encontro superou as expectativas. “Foi um momento muito válido. Trouxemos dúvidas e recebemos esclarecimentos que foram além do esperado, principalmente em relação ao cofinanciamento e à atuação dos coordenadores nos atendimentos aos pacientes”, destacou.
A coordenadora da Atenção Primária de Coroaci, Cleviana Nogueira, também elogiou a iniciativa. “Este segundo encontro está sendo muito produtivo. Ele faz uma revisão completa sobre o cofinanciamento federal e as políticas públicas de saúde, o que nos ajuda a executar as ações em nossos municípios com mais qualidade e visão estratégica, tanto para atingir as metas dos indicadores quanto para oferecer uma assistência qualificada à população”, concluiu.
Em um cenário desafiador, encontros como este reafirmam a importância da gestão compartilhada, do planejamento estratégico e do cuidado com as pessoas como centro das políticas públicas de saúde.
Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Maria Isabelle