Encontro discute estratégias de regulação de saúde em Minas

Imagem

Coordenadores do Núcleos de regulação das unidades regionais de saúde de Minas Gerais participam hoje e amanhã, 25 e 26/11, do I Encontro de Regulação do estado. Realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o encontro discute como os processos de regulação podem assegurar ações e serviços de saúde com equidade. 

A Subsecretária de Regulação em Saúde da SES-MG, Maria do Carmo, explicou que para oferecer saúde é necessário regular a prestação dos serviços considerando que todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades. Na prática, isso significa contratar os prestadores, pactuar parcerias entre municípios, fortalecer a regionalização e definir o acesso aos serviços focando em prioridades. 

“Regulação dos serviços de saúde é uma das ações capazes de promover o princípio de equidade no SUS, porque define as necessidades regionais, a alocação equitativa de recursos e a regulação do acesso das pessoas aos serviços. Para isso, é preciso desenvolver estratégias para tornar o processo regulatório mais efetivo”, disse. 

Além de palestras, a metodologia do encontro prevê a formação de grupos de trabalho para levantamento e discussão dos problemas enfrentados pelos técnicos de regulação no cotidiano, levantamento e apresentação de propostas de melhorias e a pactuação de uma agenda comum de trabalho. 

 

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima