Encontro de Resultados: 3ª Unacon, avanços na vacinação e no transporte eletivo são destaques na Regional de Montes Claros

Tendo como destaques a habilitação da terceira Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), já em funcionamento no município de Janaúba, e a aplicação, neste ano, de mais de 1,2 milhão de doses de vacinas em 54 municípios, o que representa aumento de 37,44% em relação ao ano passado, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou, na quinta-feira, 18/12, o Encontro Gerencial de Resultados 2025. A iniciativa reuniu referências técnicas de todas as coordenadorias que compõem a estrutura da SRS, oportunidade que possibilitou a apresentação de algumas das principais realizações concretizadas neste ano.

Na abertura do encontro a superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, destacou a importância do compartilhamento de informações entre as diversas coordenadorias da SRS, por contribuir para que o conjunto dos servidores entendam o trabalho implementado por cada setor, visando a melhoria da prestação de serviços aos municípios e, consequentemente, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Conhecendo a dimensão do que foi feito, projetamos os desafios que surgirão em 2026”, observa a superintendente.

Na apresentação de um trabalho de destaque implementado neste ano, Denise Maria Lúcio do Silveira, coordenadora de Redes de Atenção à Saúde falou sobre a conquista da habilitação, por parte do Ministério da Saúde, da terceira Unacon para o Norte de Minas.

“Além de descentralizar os atendimentos de Montes Claros para o Hospital Regional de Janaúba, a nossa expectativa é de que a nova Unacon viabilize o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Norte de Minas com a expansão dos atendimentos oncológicos de forma a qualificar a assistência”, destaca a coordenadora. 

Até então com duas Unacons sediadas na Santa Casa e no Hospital Dílson Godinho, em Montes Claros, o Norte de Minas contabilizava fila de espera que demandava mais de dois meses entre o diagnóstico e o início do tratamento de pacientes, em desacordo com o que determina a Lei 12.732.

Imunização

Na Coordenação de Vigilância em Saúde o destaque apresentado pela coordenadora, Agna Soares da Silva Menezes, ficou por conta dos avanços conquistados na área de imunização. Neste ano a Superintendência Regional de Saúde possibilitou aos 54 municípios da sua área de atuação a aplicação de 1.273.875 doses de vacinas. No ano passado foram aplicadas 926,7 mil doses de imunizantes.

Na avaliação de Agna Menezes, “o avanço da vacinação é reflexo do trabalho implementado na capacitação de profissionais das salas de vacinação, com foco em planejamento e ações estratégicas visando alcançar os mais diversos segmentos da população. Ao todo, neste ano foram realizadas 17 oficinas e seminários e nove visitas técnicas. 

Por meio de vacimóveis (veículos adaptados para vacinação fora das unidades de saúde) foram aplicadas 16.443 doses de imunizantes. Já o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE), sediado em Montes Claros, atendeu 3.517 pessoas. 

Também neste ano, sob a coordenação da vigilância em saúde, a SRS Montes Claros realizou a descentralização das ações de monitoramento e acompanhamento da Vigilância Sanitária, com a realização de 11 inspeções conjuntas com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp). 

Montes Claros também sediou o 1º Seminário Macrorregional de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, numa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Acesso a serviços

A estratégia de regionalização dos serviços de saúde foi destacada durante o Encontro Gerencial de Resultados por Cleiton Francis Carnielle, coordenador de Acesso a Serviços de Saúde. 

Seguindo as diretrizes do Plano Diretor de Regionalização (PDR) o foco do trabalho está centrado na ampliação da oferta de serviços de média e alta complexidade, visando aumentar a resolubilidade dentro da macrorregião de Saúde Norte; e o incentivo à organização dos municípios em consórcios, visando garantir a gestão compartilhada de 39 micro-ônibus e dos recursos do Transporta SUS. 

“Para assegurar o uso otimizado de R$ 23,8 milhões investidos na compra dos veículos de transporte eletivo, a SRS Montes Claros tem proporcionado apoio técnico contínuo aos gestores municipais, visando aprimorar o planejamento e a regulação dos serviços”, pontua Cleiton Carnielle.

Por: Pedro Ricardo

Foto: SRS Montes Claros

Rolar para cima