Elaboração de boletins epidemiológicos é tema de oficina da Regional de Varginha

Os 50 municípios pertencentes à Regional de Saúde de Varginha tiveram a oportunidade de participar, nos dias 24 e 26 de setembro, da 1ª Oficina de Elaboração de Boletins Epidemiológicos, na UNIFAL – Campus Varginha. A Oficina, promovida pela Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) da Regional de Varginha, teve como público-alvo coordenadores de Vigilâncias em Saúde, Epidemiológica e Sanitária dos municípios, que foram divididos em 2 grupos para melhor aproveitamento dos conhecimentos transmitidos, tanto na parte teórica quanto na prática. A oficina foi idealizada tendo em vista a necessidade da realização de boletins epidemiológicos por parte dos municípios por representar indicador importante na avaliação do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (ProMAVS) e atividade inerente às ações de vigilância.

Aline Ribeiro Soares, Coordenadora de Vigilância em Saúde e Monique Borsato, Coordenadora do NUVEAST da Regional de Varginha) estiveram à frente da oficina, apresentando desde os objetivos principais do encontro, passando pelas legislações que embasam, até a introdução aos aspectos metodológicos na produção dos boletins de Vigilância em Saúde. A elaboração de pelo menos um boletim por semestre visa manter os trabalhadores do serviço de saúde informados e atualizados sobre os aspectos inerentes à Vigilância em Saúde. “É extremamente importante publicizar as informações de Vigilância da forma adequada, pois configura função essencial da saúde, e não se esquecer de identificar a equipe técnica responsável pela elaboração do material no boletim”, frisou Monique Borsato.

Aline Ribeiro ressaltou a necessidade de criação de uma Comissão de Avaliação dos Boletins de Vigilância em Saúde, com a finalidade de otimizar o tempo da equipe através da promoção de uma discussão com o município antes do monitoramento in loco. As turmas foram divididas em grupos, por cores, para realização das atividades práticas.

Autor: Tânia Corrêa

Rolar para cima