Numa iniciativa iniciada em 2022 pelas coordenadorias de Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Ambiental, Epidemiológica e Sanitária e, posteriormente, pela Coordenadoria de Acesso a Serviços de Saúde, na primeira quinzena de março deste ano a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros colocou à disposição dos 54 municípios que compõem a sua área de atuação mais um padlet. Desta vez a área contemplada com a implementação do Projeto de Fortalecimento da Educação em Saúde é a Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde.
Atualmente a SRS contabiliza o lançamento de 17 padlet, ferramenta online que permite a profissionais de saúde, estudantes e à população em geral ter acesso a um mural virtual dinâmico e interativo sobre diversos programas da área da saúde.
Denise Maria Lúcio da Silveira, coordenadora de Redes de Atenção à Saúde, entende que “com a criação do padlet as referências técnicas e profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios passam a ter acesso, em tempo real, a diversas informações que são úteis tanto para a gestão dos serviços como, também, para o atendimento de demandas de saúde da população”.
Entre outros temas o padlet aborda questões relativas à composição das redes de atenção à saúde; programas voltados para a promoção e equidade em saúde; os programas Saúde na Escola e Miguilim, este voltado para a assistência ocular e auditiva de estudantes; legislação, políticas e programas da atenção primária à saúde.
O padlet também conta com a publicação de informações sobre financiamentos, obras e investimentos no segmento da atenção primária à saúde; a implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas, voltado para a agilização do atendimento de demandas da população nas áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia; publicações sobre os serviços de urgência e emergência; e divulgação de indicadores do Programa Valora Minas, direcionado pelo Governo do Estado à concessão de incentivos financeiros aos hospitais para a melhoria e ampliação dos atendimentos nas regiões onde estão inseridos.
O padlet da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros pode ser acessado através do link https://padlet.com/srscasmoc/padlet-coordena-o-de-redes-de-aten-o-sa-de-hxq7wbx38kmdej5z
Avanços
Em 2022 as coordenadorias de Vigilâncias em Saúde, Ambiental, Epidemiológica e Sanitária obtiveram grande avanço na implementação do Projeto de Fortalecimento da Educação em Saúde. “Com a participação de coordenadores e de referências técnicas das respectivas áreas foram criados 15 padlet. Entre os segmentos contemplados com a ferramenta de informações estão doenças como hanseníase, tuberculose, HIV/Aids, hepatites virais e sífilis”, explica a coordenadora, Agna Soares da Silva Menezes.
As equipes técnicas da Vigilância em Saúde também já disponibilizaram padlet sobre vigilância do óbito; codificação e seleção de causa básica; testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis; vigilância em saúde; Rede de Laboratórios de Saúde Pública de Minas Gerais; vigilância em saúde ambiental (programas e atividades dos fatores de riscos biológicos e não biológicos) e apresentação de projetos arquitetônicos na Vigilância Estadual de Minas Gerais.
As novas ferramentas também contemplam o fluxo de urgência após exposição a fatores de risco em saúde; o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SIM/Sisnac) que tem como objetivo realizar o cadastramento das declarações de nascidos vivos para subsidiar o conhecimento da situação de saúde em relação aos nascimentos ocorridos no país. As informações podem ser acessadas pelo link (https://padlet.com/diasanaclara55/VigilanciaemSaude).
Já com o objetivo de apresentar os fluxos e as rotinas da Política de Descentralização da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a SRS também já disponibilizou um padlet específico sobre o tema (https://padlet.com/cafmoc/sjg96f5b1exulw1b).
Por sua vez, Cleiton Francis Carnielle, coordenador de Acesso a Serviços de Saúde esclarece que o padlet do setor disponibiliza, entre outras informações, dados sobre a Política Estadual Opera Mais, Minas Gerais; Programação Pactuada e Integrada; sistemas de informações; tratamento fora do domicílio; legislações sobre contratos estabelecidos entre municípios e instituições prestadoras de serviços de saúde e o Plano Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.
Autor: Pedro Ricardo