Com o objetivo de minimizar o número de casos de infecções da dengue em cidades que apresentaram aumento na incidência da doença no primeiro semestre de 2013, o município de Dores do Indaiá irá receber a equipe de mobilização social para enfrentamento à dengue. Entre os dias 11 e 14 de novembro, os agentes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) irão atuar, principalmente, em áreas com maior potencial de acúmulo de água, como casas, lojas comerciais e lotes baldios, para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.
O evento inicia-se com a Reunião Estratégica e contará com a participação dos representantes da Regional de Saúde para alinhar ações da campanha. A sociedade civil e as lideranças municipais dos três setores são convidadas a participarem da Reunião Intersetorial, que tem o objetivo de promover um diálogo com o intuito de desenvolver ações conjuntas contra a doença.
No dia 13, acontece o “Dengue Móvel”, evento no qual os moradores terão a oportunidade de trocar objetos inservíveis – aqueles que acumulam água como pneus, garrafa PET e latinhas – por material escolar. Para sensibilizar os parceiros, ocorrerá a “Capacitação de multiplicadores sociais”, reforçando a importância da disseminação das informações sobre o combate à dengue, além da criação de diretrizes para a continuidade da mobilização por parte da população.
E, para encerrar as atividades da mobilização, a SES irá promover, no dia 14, o evento “Minha cidade sem dengue” valorizando a cultura local e enfatizando a importância de se combater os mosquitos e seus criadouros.
Programação
11/11
Reunião Intersetorial
Local: Câmara Municipal
Hora: 14h às 16h.
12/11
Reunião de Articulação
Local: Associação Comercial e Industrial de Dores do Indaiá
Hora: 14h às 15h30min
13/11
Dengue Móvel
Local: Praça da Matriz Mário Carneiro
Hora: 09h às 14h.
Oficina de Mobilização para Multiplicadores Sociais
Local: Câmara municipal
Hora: 14h às 16h.
14/11
Minha Cidade Sem Dengue
Local: Praça da Matriz Mário Carneiro
Hora: 09h às 14h.
Autor: Alexandre Peixoto