A I Conferência Regional de Saúde do Trabalhador da Região Ampliada Centro-Oeste foi realizada no último sábado, 17/05 de maio, na Escola Estadual Padre Matias Lobato, em Divinópolis. A conferência Regional precede a Estadual e a Nacional que traz como tema este ano “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e de Todas e Dever do Estado”. O evento organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis e Conselho Municipal de Saúde contou com a participação de 310 delegados dos 54 municípios da região, sendo 50% usuários, 25% prestadores/gestores e 25% trabalhadores. Na ocasião também foram escolhidos os 20 delegados para Conferência Estadual que acontece no final de maio, em Belo Horizonte. A IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora está prevista para novembro.
O Encontro teve o objetivo de trabalhar com discussões referentes ao fortalecimento e participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde nas três esferas de governo: município, Estado e União. O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e a efetivação da Política Nacional e Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade também foram debatidos.
As propostas feitas pelos grupos para serem levadas para a Conferência Estadual tiveram como norte quatro eixos. O primeiro eixo era “O Desenvolvimento Socioeconômico e os seus reflexos na saúde do trabalhador e trabalhadora”. O segundo “Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e trabalhadora”. O terceiro, “As Dimensões da integralidade na efetivação da Política Nacional do trabalhador e trabalhadora”. E o último, “o Financiamento da Saúde do Trabalhador”. Cada grupo pode levar até cinco propostas à plenária para serem colocadas em votação.
A presidente do Colegiado Microrregional dos Conselhos Municipais de Saúde da Microrregião de Pará de Minas, Neide Maria de Almeida, frisou que os trabalhadores precisam ser motivados. “Mobilizar e sensibilizar as pessoas para estarem reunidas não é fácil. A força trabalhadora precisa ser motiva. Hoje estamos com um grande número de pessoas de outras cidades para discutir políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador”, comentou a presidente do Colegiado. A presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde Centro Oeste(Cosems), Márcia Aparecida Nogueira Pivato, acrescentou: “que bom estarmos aqui discutindo políticas públicas para a saúde do trabalhador. Este é um processo de construção para trazermos inovações”, disse.
O Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Davi Maia, ressaltou a importância de não deixar o Sistema único de Saúde (SUS) regredir. “O nosso papel aqui é não deixarmos o SUS regredir. Os desafios são grandes. Estamos melhorando a cobertura de saúde da família. Hoje nossos trabalhadores e trabalhadoras tem acesso limitado ao Sistema porque o horário de atendimento coincide com o seu horário de trabalhado. E para fazer a promoção e a prevenção de saúde é necessário que as Unidades Básicas funcionem até às 19 horas”, ponderou o Secretário. Opinião compartilhada pela usuária, Ana Lúcia dos Santos. “Nós precisamos discutir a saúde do trabalhador para buscamos uma melhor qualidade de vida em nossos trabalhos. Precisamos ser mais inseridos, ampliando o horário de atendimento”, sugeriu.
A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, reconheceu o esforço da Comissão organizadora para a realização da Conferência e que as políticas públicas devem ser formuladas em processo regionalizado. “Esta conferência é um marco histórico. O processo de trabalho se estrutura de forma regionalizada. Foi um esforço muito grande da Comissão, da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho para realizar esta conferência para pensar na implementação das políticas públicas e que estas tragam resultados à população”, comentou a Superintendente.
Representando a Diretoria de Saúde do Trabalhador da SES-MG, a Superintende Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, ressaltou o a importância do trabalho em Rede. “Todo usuário é trabalhador. Esta será umas das últimas conferências Temáticas. Todos temas importantes à saúde devem ser trabalhados dentro das Conferências de saúde de forma intersetorial. O trabalho tem que ser em rede. A Atenção Primária é importantíssima para fazer o atendimento aos usuários, fortalecendo a rede”, finalizou.
Autor: Willian Pacheco