A diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), Roseni Sena, foi uma das personalidades agraciadas com a Medalha Juscelino Kubitschek (Medalha JK), entregue no último sábado (12/09), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.
A 20ª cerimônia de entrega da Medalha JK foi conduzida pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que neste ano agraciou 86 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. Em 2015, comemora-se os 65 anos da eleição de Juscelino Kubitschek ao governo do Estado de Minas Gerais e os 60 de sua eleição para Presidente da República.
Segundo Roseni, agraciada modalidade “Medalha de Honra”, foi com muita alegria que ela recebeu esse honroso reconhecimento da Medalha JK. “Tal homenagem me encheu de emoção e renovou minhas forças e motivação para continuar traçando esse caminho”, comemorou.
A Diretora
Roseni Sena possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), especialização Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (1982), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996).
É professora Emérita da Escola de Enfermagem da UFMG, onde atua no Programa de Pós-graduação. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem (NUPEPE). Foi uma das idealizadoras da Fundação Kellogg e Diretora de Inclusão e Cidadania do Centro de Arte Contemporânea Inhotim (2009-2014).
A Medalha
A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902/1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 (há 113 anos). São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país, que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Autor: Silvia Amâncio
