Diagnóstico precoce de Acidente Vascular Cerebral é tema de capacitação em São João del Rei 

Identificar sinais e sintomas iniciais do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é fundamental para garantir tratamento adequado e reduzir os danos causados aos pacientes. Com esse objetivo, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei, por meio da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, promoveu, na terça-feira (19/8) uma capacitação destinada a médicos e enfermeiros das instituições hospitalares e das unidades básicas de saúde da região. O tema abordado foi “O Tratamento do AVC Agudo: Desafios e Sobrevida do Paciente”.

A coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da GRS São João del-Rei, Tatiana Resende Carvalho, destacou que a capacitação promovida pela Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) é essencial para preparar os profissionais no reconhecimento precoce dos sinais do AVC. “Essa é uma medida fundamental para prevenir sequelas e o declínio funcional dos pacientes. Ao reduzir os impactos negativos do AVC, conseguimos melhorar a qualidade de vida dos usuários”, afirmou.

Importância do diagnóstico precoce

O palestrante da capacitação foi o neurologista Leonardo Jardim Vaz de Mello, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e coordenador da Unidade de AVC da Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei. Ele reforçou a importância da agilidade no diagnóstico. “Identificar rapidamente os sinais e sintomas é decisivo para garantir um tratamento bem-sucedido e minimizar os danos”, ressaltou.

Política estadual

Em 2023, o programa Rede Resposta de Atenção às Urgências e Emergências, no âmbito da Política de Atenção Hospitalar Valora Minas, ampliou o acesso hospitalar e a atenção qualificada às demandas de urgência e emergência. A linha de cuidado cerebrovascular, com ênfase no AVC, é uma das prioridades do programa.

A Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei é uma das unidades contempladas com o Centro de Atendimento de Urgência para pacientes com AVC e atua como referência para os municípios da microrregião de saúde de São João del-Rei.

Por: Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da GRS – SJDR – Foto: Tatiana Carvalho

Rolar para cima