Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza municípios da Regional de Saúde de Patos de Minas

As salas de vacinas e escolas abriram no sábado, 10/5, para imunização contra a gripe e atualização do cartão de vacinas da população

Em adesão a uma ação de mobilização feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de 

Saúde (SRS) de Patos de Minas, municípios da região realizaram o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. No sábado, 10/5, dezenas de salas de vacina abriram para receber o público-alvo da campanha contra a gripe. Também foram disponibilizados os imunizantes de rotina do Calendário Nacional de Vacinação para aqueles que precisaram atualizar o cartão vacinal.

Na Regional de Saúde de Patos de Minas, os 21 municípios realizaram o Dia D em 10/5, com abertura das salas de vacinas e ação extramuros com os vacimóveis. O vacimóvel é uma van adaptada para ser um pequeno centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança. A aquisição do vacimóvel é financiada pelo Governo de Minas Gerais, que dispõe sobre o repasse financeiro para política de incentivo às ações de imunização, em especial a vacinação extramuros pelos municípios.

A mobilização do dia 10/5 fez parte da estratégia Vacina Mais Minas, criada pela SES-MG, para ampliar a cobertura vacinal no estado, possibilitando à população ficar em dia com a vacinação, especialmente para se proteger da influenza (gripe). 

A superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, ressaltou a importância da mobilização e do engajamento dos municípios na campanha. “A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção. Nosso objetivo com o Dia D foi facilitar o acesso da população às vacinas, especialmente dos grupos prioritários, garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos”, afirmou.

Segundo a superintendente, a vacinação contra a influenza (gripe) é uma medida essencial de saúde pública, especialmente para os grupos mais vulneráveis. “A gripe pode causar complicações sérias, como pneumonia, agravamento de doenças crônicas e pode até levar à morte, especialmente em idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades. A vacina reduz significativamente esses riscos”.

Como parte das estratégias para ampliar a cobertura vacinal, o Estado de Minas Gerais decidiu estender a vacinação contra a influenza para toda a população acima de seis meses de idade. De acordo com Maíra Lemos, “Essa ampliação é fundamental para garantir maior proteção à população mineira, reduzindo a circulação do vírus e prevenindo casos graves da doença. Estamos reforçando o chamado para que todos, independentemente da faixa etária, procurem os postos de saúde e sejam vacinados”, afirmou.

Por Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas

Rolar para cima