A macrorregião de Saúde do Triângulo do Sul mobilizou seus 27 municípios no Dia D de Multivacinação, que ocorreu em toda Minas Gerais no último sábado, 18/10. As unidades de saúde e pontos estratégicos de vacinação se mantiveram abertos durante o dia todo para viabilizar a prevenção em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade, incluindo atualizações de carteiras vacinais também de adultos. Até o dia 31/10, a Campanha segue com vacinas disponíveis como a BCG, Tríplice Viral, Poliomielite inativada, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica 10, Meningocócica ACWY e Meningocócica C, Tetra Viral, Varicela, HPV, Febre Amarela, Hepatite A e Hepatite B, Covid-19 e Dengue (10 a 14 anos), nos postos de vacinação em todo estado.
O objetivo é intensificar a vacinação e a busca ativa daqueles que estão com atraso vacinal nos municípios, além de levar a vacinação para escolas, unidades de saúde e outros pontos estratégicos. O estado de Minas investiu cerca de R$ 500 milhões em 2025, para apoiar a campanha e empregar estratégias de acesso como os Vacimóveis, veículos adaptados para se tornarem salas de vacina itinerantes, capazes de alcançar localidades distantes ou nas quais não haja cobertura de serviços de saúde, além de participar de eventos com grande número de pessoas, levando a prevenção para a população.
A superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, afirma que “para o Triângulo do Sul, o Dia D representa um esforço conjunto entre municípios, microrregiões e Estado, para reverter a queda da cobertura vacinal que acompanhamos nos últimos anos. Estamos mobilizando equipes em locais diversos, para chegar até a população, porque vacinar é proteger a vida, e a campanha é um momento-chave para dar esse salto”, conclui.

Pirajuba inaugura primeira Sala de Vacinas do Triângulo Mineiro
Ainda no Dia D de Multivacinação, 18/10, o município de Pirajuba, inaugurou a Clínica Pública de Vacinação Gustavo Rodrigues Pinheiro Gomes, exclusivamente voltada para a imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade é a primeira do Triângulo Mineiro com estrutura de alta tecnologia e humanização, com ambiente climatizado, brinquedoteca, “cantinho da mamãe” para amamentação, óculos virtuais para evitar a visão direta da aplicação e sala de acolhimento.

De acordo com Danielle Borges, secretária municipal de saúde de Pirajuba, o espaço é um marco na história da saúde do município, criado com o objetivo de aproximar a população do SUS. “Queríamos oferecer tudo que as pessoas encontrariam em uma clínica particular, mas de forma gratuita e com o padrão de qualidade que Pirajuba já oferece nos serviços de saúde. Na Clínica, cada detalhe foi pensado para acolher, de forma humanizada e com muita eficiência, crianças e adultos”, conclui. A obra contou com apoio estadual de R$ 266 mil, mais investimentos municipais. A clínica oferece atendimento de segunda à sexta, das 8 às 17h.
Por: Sara Braga
Fotos: Divulgação Prefeituras Municipais
