Dia D Contra o Aedes: Municípios mobilizam a população contra a dengue na SRS Passos

Ações educativas e mutirão de limpeza foram algumas atividades realizadas no sábado; os municípios disponibilizaram também a vacina contra a dengue

             No último sábado (28/2), aconteceu em todo o estado de Minas Gerais o Dia D Minas Unida Contra o Aedes, mobilização social promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue. Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), 100% dos 28 municípios fizeram diversas ações para conscientizar a população sobre a importância de eliminar o inseto.

De ações educativas a mutirões de limpeza e vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue, as equipes municipais usaram a criatividade para envolver a comunidade no Dia D, evitar a proliferação do mosquito e casos da doença. “A adesão de 100% dos municípios da SRS Passos ao Dia D de combate à dengue, realizado em 28/02, demonstra um compromisso coletivo com a saúde pública da região”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Passos, Camila Ribeiro Correia Amano.

Em Itamogi, o combate à dengue vinha sendo realizado desde o início de fevereiro, segundo o coordenador de Epidemiologia, Rodrigo Calzavara, que culminou com uma ação educativa na feira livre na Praça da Matriz São João Batista, centro da cidade. “A gente enfeitou o coreto da praça, colocou os cartazes da caminhada, a música de combate à dengue, e os agentes de endemias passaram com a caminhonete nas ruas, para recolherem todos os materiais que acumulavam água, que eram possíveis criadouros do Aedes aegypti”, explicou.

Em Passos, as ações foram acompanhadas pela superintendente Kátia Rita Gonçalves, que visitou o estande instalado na Praça do Rosário (centro). No local, a equipe disponibilizou material informativo sobre a dengue e o Vacimóvel, para que as pessoas pudessem atualizar o cartão de vacinação. A vacina da dengue foi disponibilizada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas salas de vacina do município. Outra ação, foi a visita dos agentes de combate às endemias aos imóveis de vários bairros que se encontravam fechados durante a semana.

De acordo com a superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita, a SES-MG tem intensificado os investimentos em novas tecnologias para o combate à dengue no ciclo 2025/2026, como o método Wolbachia, que utiliza o Aedes aegypti com a bactéria natural capaz de reduzir a transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e zika, a vacinação para crianças e adolescentes, entre outros, além do fornecimento de inseticidas e biolarvicidas para as medidas de vigilância e controle dos municípios. Outra medida é a campanha Minas Unida Contra o Aedes, que integra uma iniciativa mais ampla do governo de Minas Gerais para intensificar a vigilância e a prevenção das arboviroses, sobretudo no período chuvoso.

“O governo tem se esforçado para diminuir a incidência e mortalidade dessas doenças. Diagnóstico precoce, prevenção e assistência médica são prioridades. Conscientização e mobilização para o controle das arboviroses estão sendo realizado desde o final de novembro/2025 e a hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora, cabendo a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos”, destaca.

 Por Enio Modesto

Imagens: Divulgação SMS

Rolar para cima