Dia D contra o Aedes: municípios da Regional de Saúde de Passos intensificam ações para prevenção à dengue

No Dia D do programa Minas unida contra o Aedes, diversas ações foram realizadas para mobilizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti

Os 27 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos intensificaram as ações de mobilização para o enfrentamento das arboviroses. As atividades foram realizadas no sábado (29/11), no Dia D Minas Unida Contra o Aedes, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em todo o estado para conscientizar e orientar a população para a prevenção contra o mosquito transmissor das arboviroses – dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Na região de Passos, os municípios desenvolveram diversas estratégias para mobilizar os moradores por meio de mutirões de limpeza, difusão de informações e orientações e atividades educativas. Os trabalhos envolveram diferentes setores das prefeituras e parceiros da iniciativa privada e do poder público.

A gente viu uma diversidade de estratégias utilizadas pelos municípios para realizarem o Dia D, que é um dia muito importante para que todo o estado de Minas Gerais fale mesma língua, ou seja, o alcance disso é muito grande”, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), Márcia Aparecida Silva Viana.

A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, participou do Dia D na cidade de Passos, onde fica a Regional de Saúde. Segundo a dirigente, a mobilização intensificou as ações que os municípios já vinham realizando desde o início de novembro para eliminar os focos do mosquito e conscientizar a população sobre o papel de cada pessoa para evitar casos de dengue e das outras arboviroses.

Cidade-sede da Regional de Saúde, Passos intensificou a limpeza no bairro Polivalente, que apresentou índice de infestação de médio risco para dengue. Uma das ações do município foi um estande, com área educativa e atividades lúdicas para crianças, para distribuição de panfletos informativos e mudas de citronela (planta que afasta mosquitos) e a presença do Vacimóvel (sala de vacina itinerante) para vacinação contra a dengue.

“Em Passos, nós tivemos um grande sucesso porque envolvemos vários tipos de parcerias, envolvemos a comunidade e as escolas”, avalia a referência técnica em mobilização social do município, Thaís Andrade Lima. “E por meio da rede social divulgamos a importância do Dia D, pedindo a vários parceiros e colaboradores para que nos ajudassem nessa luta, pois somos muito mais fortes juntos”, acrescentou.

Em Itamogi, a equipe de Epidemiologia aproveitou o movimento de pessoas no centro da cidade, com a saída da missa na Paróquia de São João Batista (Praça da Matriz), e a feira livre para entrega de material informativo sobre as arboviroses. Outra ação foi o recolhimento, em toda a cidade, de possíveis criadouros do mosquito da dengue.

Segundo a referência técnica em mobilização social de Itamogi, Rodrigo Calzavara, a colaboração da comunidade e as ações do município são fundamentais e essenciais para o controle do mosquito da dengue. “Sem a participação consciente e diária da população, os esforços do poder público, com atuação dos agentes de saúde, tornam-se insuficientes para controlar a proliferação do vetor. Por isso que a mobilização do Dia D é importante para a gente orientar a população”, disse.

A campanha para a eliminação do mosquito Aedes aegypti prossegue durante o período sazonal das arboviroses, que ocorre durante o verão, quando as chuvas e o calor favorecem a proliferação do inseto. As ações visam conscientizar a população sobre a gravidade dessas doenças e orientar para medidas preventivas, como a eliminação dos focos do mosquito dentro de casa e em espaços comunitários.

Por Enio Modesto / Fotos: Secretarias Municipais de Saúde

Rolar para cima