O “Manejo Clínico da Gestante e do Recém Nascido HIV/Aids nas Maternidades” será tema de webnário que a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizará segunda-feira, 1/12, como parte das ações de mobilização de profissionais de saúde no reforço do trabalho de enfrentamento ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
A iniciativa, voltada à participação de profissionais atuantes nos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte terá início às 14h, com acesso via plataforma Teams. A palestrante será a médica infectologista, Izabela Bretas Santos, integrante da Força Estadual de Saúde.
Josiane Dias Gusmão, referência técnica da Coordenação de Vigilância em Saúde na SRS de Montes Claros explica que o webinário integra o movimento Dezembro Vermelho, direcionado à conscientização da população para a prevenção, testagem, tratamento e o enfrentamento ao estigma e ao preconceito que ainda envolvem as pessoas que vivem com
com HIV/Aids.
“Em 2025 o Ministério da Saúde comemora os 40 anos da resposta nacional à epidemia de Aids. Nesse período, muitos foram os avanços na evolução e expansão do diagnóstico do HIV no Brasil, desde a testagem laboratorial até a ampliação do acesso a testes rápidos e autotestes, demonstrando a importância do diagnóstico precoce, início imediato do tratamento e redução da transmissão”, observa Josianne.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até o final de 2024, no mundo, 40,8 milhões de pessoas viviam com HIV, das quais 1,4 milhão são crianças com idade até 14 anos e 39,4 milhões de adultos. Ainda segundo a OMS, em 2024 cerca de 630 mil pessoas morreram em todo o mundo por causas relacionadas ao HIV, embora desde 2010, os óbitos relacionados à infecção pelo vírus foram reduzidos em 54%.
“No Brasil, dados do Ministério da Saúde destacam que em 2023 houve um aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022, evidenciando aumento da capacidade de diagnóstico dos serviços de saúde. Já a taxa de mortalidade por aids foi de 3,9 óbitos, a menor desde 2013. Esses dados sinalizam a importância das ações contínuas de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV”, observa Josianne.
Uma das formas de se prevenir contra o HIV é fazendo uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), método que consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, possibilitando ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.
Como medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, também existe a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir a infecção. A PEP deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem uso de preservativo) ou acidente ocupacional.
Programação
Durante o Dezembro Vermelho a SRS realizará duas outras palestras on-line: Dia 10, a partir das 9 horas, “Vacinação para pessoas com HIV/Aids – Recomendações e Estratégias de Adesão”. A palestra será ministrada pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Tatiane Márcia Perdigão de Carvalho Alcântara.
A programação terá continuidade no dia 11, também a partir das 9 horas, abordando o cenário epidemiológico do HIV/Aids em Minas Gerais e a descentralização da PEP e da PrEP nos serviços de atenção primária à saúde. As palestras terão a participação da médica, Cláudia Rocha Biscotto, do Serviço de Atenção Especializada (SAE) Ampliado de Montes Claros e dos enfermeiros, Cecília Helena de Oliveira e Dario Ruas, atuantes na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e no Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da Aids (Grappa), respectivamente.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Ministério da Saúde
