Ciente da necessidade de ações e recomendações sobre medidas de prevenção e proteção da saúde bucal durante a epidemia da Covid-19, a Regional de Saúde de Manhuaçu realizou nesta quarta-feira (10/6) uma reunião virtual com dentistas voluntários dos municípios da sua área de abrangência. O encontro teve como objetivo discutir a consolidação do sistema de orientações em saúde bucal, de forma online, para grupos como gestantes, cuidadores de idosos, familiares de pacientes especiais, diabéticos, puerpério, crianças até 5 anos, portadores de prótese dentária entre outros.
A reunião contou com a participação de 17 profissionais voluntários dos municípios de Matipó, Pocrane, Espera Feliz, Caputira, Alto Jequitibá, Orizânia, Lajinha, Martins Soares, Pedra Bonita, Manhumirim, Faria Lemos e Caparaó. Segundo a referência técnica em Saúde Bucal da Regional de Saúde de Manhuaçu, Silvana Werner Ferreira, a captação desses voluntários foi realizada por meio de reuniões com a participação de várias equipes que, juntamente com a SES, lançou o desafio de buscar esses profissionais. Ainda, segundo a referência, será realizado um compilado de todas as contribuições e conteúdos discutidos na reunião e, após essa compilação, será produzido um instrumento único para os municípios.
“Entendemos que um dos princípios da Estratégia Saúde da Família é o estabelecimento de vínculo. Como nesse tempo de Covid-19 os atendimentos eletivos estão suspensos e só estão sendo atendidas as urgências, emergências e procedimentos inadiáveis, a Equipe de Saúde Bucal continua atenta a este vínculo e, com esse modelo de orientações online, temos o propósito de fortalecer esse vínculo e promover o autocuidado orientado”, justifica.
O resultado esperado é o entendimento por parte da população de que mesmo nesse período de pandemia existe um sistema de saúde que se preocupa com práticas preventivas e promoção à saúde bucal.
Autor: Antonio Rodrigues