Desde o dia 19/10, alunas do Curso Técnico em Saúde Bucal, de dez municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, estão desenvolvendo, teoria e prática de questões relacionadas aos processos de trabalho em saúde bucal. As aulas, que fazem parte do segundo módulo do curso, acontecem no prédio da Superintendência de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE/MG), em Uberaba.
O curso, oferecido Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), tem carga horária 1300 horas divididas em 3 módulos de concentração (aulas teóricas) e dispersão (atividades práticas) e será finalizado em julho de 2013. Políticas de Saúde no Brasil, Processo saúde-doença, Anatomia Humana, Vigilância em Saúde Bucal, Atendimento no Consultório Odontológico, Atividades Restauradoras, Exames Complementares, entre outros, são temas das unidades estudadas durante o curso.
Para os tutores, Aparecida da Silva Castro e Adriano Santos Machado, “a metodologia utilizada pela ESP é muito interessante devido ao conhecimento científico disponibilizado, mas também pela preocupação com a formação humana, e não apenas técnica, dos indivíduos. Além disso, os profissionais formados poderão suprir uma carência do setor por técnicos em saúde bucal”.
Jane Mendonça é auxiliar de saúde bucal no município de Araxá e após o curso passará a ser Técnica em Saúde Bucal. “Comecei a ficar mais crítica e eliminei diversos preconceitos em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje sei que, antes de funcionária, sou usuária do SUS e devo me responsabilizar por ferramentas de controle e participação social como o Conselho Municipal e as Conferências e de Saúde”, conclui Jane.
De acordo com a coordenadora do curso, Sheila Beatriz Rezende, “a evolução desses profissionais já pode ser observada em sua prática de trabalho, desenvolvida nos serviços de municipais saúde”.
Autor: Sara Braga