Pimenta é o primeiro município da SRS Passos a realizar o curso do projeto federal Nós na Rede, para atualização de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial
O município de Pimenta realizou o primeiro encontro presencial do curso de atualização dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) pelo projeto Nós na Rede, do Ministério da Saúde, na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos. A iniciativa tem 120 horas de duração, sendo 90 horas à distância e 30 presenciais, e visa qualificar o atendimento em saúde mental, fortalecer a estratégia de redução de danos e aprimorar práticas de cuidado.
Na área da SRS Passos, 17 municípios que atendem aos critérios do projeto aderiram ao curso. Passos será o próximo a iniciar as atividades, em 27/8, e os demais começarão em 2026.
Em Minas Gerais, o Nós na Rede conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Cesmad), com mobilização das Unidades Regionais de Saúde. A execução é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com metodologia que inclui formações participativas, oficinas e rodas de conversa.
O encontro inaugural ocorreu em 11/8, e foi conduzido pela enfermeira especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial Andreia Cristina Alves, docente do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Passos. Participaram do primeiro encontro a secretária municipal de Saúde, Linara Mirelli Domingos, profissionais da rede assistencial, como unidades básicas de saúde, CAPS e Santa Casa de Pimenta e profissionais do município de Pains, da Regional de Divinópolis.
A atualização tem os objetivos de promover as práticas em saúde mental, potencializar o papel dos centros de atenção psicossocial (CAPS), fortalecer a estratégia da redução de danos, qualificar o atendimento da RAPS às pessoas egressas dos hospitais de custódia.
O curso aborda temas como atenção integral a pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas e atenção integral a pessoas em sofrimento mental e em conflito com a lei, além de ações voltadas ao atendimento de egressos de hospitais de custódia.
Para Linara Domingos, “a proposta é excelente para aprimoramento profissional e atuação qualificada na assistência à população”.
De acordo com a referência técnica em saúde mental da SRS Passos, Gisele Graziella de Paula Silva, a qualificação da assistência aos usuários da RAPS gerou grande expectativa entre os gestores e profissionais de saúde mental de Pimenta. “Os profissionais se sentirão mais seguros ao prestarem a assistência em saúde mental. Os usuários serão contemplados com um atendimento mais qualificado”, afirma.
Por Enio Modesto
Foto: SMS Pimenta – Profissionais da RAPS no primeiro encontro do projeto Nós na Rede