Com 351.316 pessoas já imunizadas com duas doses de vacinas contra a covid-19 ou dose única da Janssen e outras 863.621 aguardando o término do prazo para a conclusão do esquema vacinal, o Norte de Minas apresenta, nas últimas semanas, gradativa redução de casos confirmados e óbitos causados pela covid-19. O 33º Boletim Epidemiológico apresentado nesta sexta-feira, 20, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, durante reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES), aponta que, enquanto entre março e abril deste ano o número de casos confirmados da covid-19 passou de 16 mil notificações, neste mês de agosto, até o momento, são 3.796 casos registrados. Por outro lado, a quantidade de óbitos que em abril chegou a 510, agora em agosto foram registrados, até o momento, 34 casos.
“Entendemos que o avanço da vacinação contra a covid-19 já tem causado significativo impacto no Norte de Minas. Isso porque, o índice de positividade de casos da doença, que na região chegou a 61% entre março e abril deste ano, atualmente está com uma média de 22%”, ressalta a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Outro dado importante apontado pela coordenadora de que o Norte de Minas possui atualmente um melhor cenário em relação ao controle da covid-19 está no fato de que mesmo em junho deste ano tendo ocorrido novo aumento de casos confirmados da doença (12.641), os óbitos continuaram em queda: 177 em junho e 148 em julho.
“Isso é consequência do avanço da vacinação que, num primeiro momento contemplou os idosos e pessoas com comorbidades, portanto mais sujeitas a internações e evolução para os casos mais graves da doença”, observa a coordenadora.
O 33º Boletim Epidemiológico apresentado aos gestores de saúde do Norte de Minas também aponta que as solicitações de exames para detecção da covid-19 também estão em queda no Norte de Minas. Em março, no pico da pandemia, foram 10.521 exames realizados, número este que caiu para 6.850 testes em julho. Neste mês, até o momento, foram realizados 1.578 exames. Entre janeiro e a primeira quinzena de agosto desse ano foram realizados 63.395 exames na rede pública para detecção da covid-19, envolvendo os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte.
Segunda dose
Entre abril do ano passado até agosto deste ano, o Norte de Minas contabilizou 115.703 casos confirmados da covid-19. Atualmente, 3.250 casos estão em acompanhamento.
No mesmo período foram notificados 2.286 óbitos, sendo que 69% envolveram pessoas que já possuíam alguma comorbidade. Do total de óbitos, 66,36% vitimaram pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e, 25,90% pessoas na faixa etária entre 40 a 59 anos.
Mesmo diante da redução de casos confirmados e de óbitos causados pela covid-19, Agna Menezes reforça a importância da população procurar se imunizar contra a doença. “É importante que todas as pessoas tomem as duas doses da vacina AstraZeneca, CoronaVac ou da Pfizer, ou a dose única da vacina da Janssen. Só isso garante que a pessoa estará imunizada contra a covid”, conclui.
Autor: Pedro Ricardo