Abordando o tema “Pós-Graduação, Pesquisa e o Sistema Único de Saúde (SUS) na Pandemia da covid-19”, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou do III Congresso Internacional em Ciências da Saúde promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nessa sexta-feira (6/11). Discutindo novas perspectivas para os profissionais da saúde, o evento, realizado por meio de videoconferência, teve a participação de profissionais de várias instituições, dentre elas universidades e institutos de pesquisas sediados no Brasil, Espanha, México, Portugal e nos Estados Unidos.
A importância do SUS como o maior sistema público de saúde do mundo foi abordado pelo subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Dario Ramalho Brock; pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, e pelo ex-secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Os representantes da SES-MG destacaram que diante da pandemia da covid-19, o SUS deixou em evidência a sua importância pelo fato de dar assistência à população nos serviços de saúde nas regiões do estado de Minas Gerais.
Agna Menezes lembrou que “como sistema universal de saúde, o SUS desempenha papel de fundamental importância, sobretudo para a população que não tem condições de ter acesso aos planos de saúde privados. Desde consultas médicas simples, disponibilização de vacinas e de tratamentos de alta complexidade, entre eles transplantes, o SUS vem aprimorando a assistência à saúde da população e possibilitado a todos o acesso a serviços e a uma assistência médica que contempla desde a atenção primária, média e a alta complexidade”, frisou.
Para enfrentamento da pandemia da covid-19, Agna Menezes, também, ressaltou o trabalho implementado pela SRS de Montes Claros juntamente com os municípios, visando ampliar o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para garantir o atendimento das demandas de internação de pacientes. Um levantamento realizado pela SRS de Montes Claros e pelas Gerências Regionais de Saúde (GRS’s) de Januária e Pirapora aponta que já foram realizados mais de 73,5 mil exames para o diagnóstico da covid-19 na macrorregião de saúde do Norte de Minas.
Temas
O III Congresso Internacional em Ciências da Saúde, que terminou nesse sábado (7/11), abordou entre outros tema: Os desafios emergentes e perspectivas pós-pandemia; Comorbidades e covid-19; Saúde mental e pandemia da covid-19; Desafios laboratoriais na pandemia; Inovação tecnológica; Pandemia e atividade de ensino; A importância da diversidade genética dos vírus durante uma pandemia; Infecções virais, síndromes respiratórias e covid-19; Saúde única e covid-19.
Autor: Pedro Ricardo