Covid-19: relatos de um marco histórico para a saúde estadual

Servidores da SES-MG destacam os protocolos e ações que fizeram a diferença para salvar vidas durante a maior crise sanitária já registrada em Minas Gerais

No fim de 2019, o mundo foi surpreendido com o novo coronavírus, que infectou milhares de pessoas, aumentou a demanda por internações e causou muitos óbitos. A pandemia exigia agilidade e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou o planejamento antes mesmo da confirmação do primeiro caso, colocando o estado um passo à frente no enfrentamento.

Durante a pandemia, as equipes da SES-MG implementaram protocolos e soluções inovadoras, como novos arranjos de governança, estratégias de financiamento, uma rede solidária para distribuição de medicamentos essenciais e novas formas de coleta e divulgação de dados. Essas medidas foram fundamentais para lidar com a crise e fizeram com que Minas Gerais tivesse o menor índice de letalidade entre os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para compartilhar essa experiência, a SES-MG reuniu relatos de servidores que atuaram na linha de frente no documento Resiliência em Tempos de Crise: O Legado da Covid-19 em Minas Gerais.

“O enfrentamento à covid-19 foi um dos maiores desafios da história da saúde pública, e nossos servidores desempenharam um papel fundamental. Cada decisão tomada, cada protocolo desenvolvido teve impacto real na preservação de vidas”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Uma das questões críticas foi a escassez de oxigênio, em março de 2021.

“A equipe avaliou a rede de oxigênio dos hospitais com CTI e constatou que 53% utilizavam cilindros, cada um durando apenas quatro horas por paciente intubado, exigindo grande logística para reposição. Para resolver o problema, foi aprovada uma resolução de mais de R$50 milhões, permitindo a substituição dos cilindros por tanques de oxigênio líquido, que garantem abastecimento por até três semanas, tornando o sistema mais eficiente”, relembra. 

Estruturação dos processos

O enfrentamento à Covid-19 foi marcado pela articulação entre diferentes esferas da saúde.

Eva Lídia Arcoverde, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG), destaca que as equipes pesquisaram muito para coletar evidências e desenvolver as ações. 

“Monitoramos os rumores do vírus e começamos a preparar um plano de contingência, articulando com vigilância e assistência para definir a resposta do Estado”, explica.

Com a confirmação dos primeiros casos, modelos de Business Intelligence (BI) foram replicados para estruturar a visualização dos dados. 

“Montamos a Sala de Situação com monitoramento em tempo real, produzimos boletins diários e criamos um painel online acessível à população e à imprensa”, detalha Eva Lídia.

Foco na assistência

Devido à demanda por leitos de UTI, foi necessário agilizar processos e estabelecer diretrizes para mapear hospitais e sua capacidade de atendimento.

“Instituímos o Escritório de Gestão de Leitos para identificar regiões com maior demanda e remanejar pacientes. Servidores faziam essa operação 24 horas por dia, e o transporte era em parceria com as forças de segurança”, conta Mayla Magalhães, assessora do Gabinete. 

Os técnicos da SES-MG também percorreram o estado para orientar os municípios no manejo e tratamento. “Visitamos as cidades que pediram ajuda e apoiamos os hospitais sobrecarregados para que conseguissem atender à população”, comenta Eva Lídia.

O volume de trabalho exigiu um esforço extra de todos e as jornadas foram ampliadas em até 60%, refletindo a intensidade e urgência das ações.

Medicamentos em casa

Para evitar aglomerações nas unidades da Farmácia de Minas, foi implementada a entrega domiciliar de medicamentos. O diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos, explica: “Fizemos parcerias com a Defesa Civil e uma empresa de transporte por aplicativo, priorizando remédios para doenças pulmonares. Depois, ampliamos gradativamente”.

Também foi preciso adaptar o fornecimento de sedativos e kits de intubação. “Houve um desabastecimento generalizado desses itens e, aqui em Minas, iniciamos uma rede solidária, em parceria com o Ministério Público e os municípios, para monitorar estoques e estabelecer arranjos de cooperação. Esse modelo foi posteriormente adotado pela União”, finaliza.

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Por Poliana Gois – Jornalismo SES-MG

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