Covid-19: Regional de Montes Claros repassa vacinas e orientações aos municípios

Crédito: Pedro Ricardo

Os 26 municípios que integram as Microrregiões de saúde de Salinas/Taiobeiras e de Francisco Sá receberam nesta quarta-feira (10/2), a terceira remessa de vacinas contra a covid-19. A previsão é de que amanhã (11/2), a Regional de Saúde de Montes Claros conclua o repasse de vacinas a outros 29 municípios que compõem a sua área de atuação e que fazem parte das Microrregiões de Janaúba/Monte Azul, Bocaiúva e Coração de Jesus, além do município de Montes Claros.

A nova remessa de vacinas contempla os 86 municípios da região ampliada de saúde do Norte de Minas. Para os 54 municípios que fazem parte da Regional de Montes Claros estão sendo repassadas 14,8 mil doses de imunizantes para vacinação, sendo que os idosos com 90 anos de idade (ou mais) e profissionais de saúde compõem o grupo prioritário dessa fase da campanha de vacinação. Para todo o estado de Minas Gerais o Ministério da Saúde (MS) repassou no domingo (7/2), mais de 315 mil doses de vacinas que, desde ontem, terça-feira (9/2), começaram a ser distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS’s) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A coordenadora de vigilância epidemiológica da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, observa que com a nova remessa de vacinas disponibilizadas para a região os municípios deverão manter o foco na imunização já definida: “À medida que os municípios concluírem a vacinação dos grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde, outros segmentos da população poderão passar a ser imunizados priorizando, nesta nova fase, os idosos com idade igual ou superior a 90 anos e, assim, sucessivamente”, explicou.

Entre os 54 municípios que integram a Regional de Montes Claros as localidades que possuem maior número de idosos acima de 90 anos e de trabalhadores da saúde ainda a serem vacinados são: Montes Claros; Janaúba; Salinas; Porteirinha; Bocaiúva; Espinosa; Taiobeiras; Monte Azul; Coração de Jesus; Francisco Sá; Rio Pardo de Minas  e São João do Paraíso.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima