Nesta segunda-feira, 7, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora repassaram 45.616 doses de vacinas contra a covid-19 aos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte, referente à 22ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Nesta remessa, a novidade fica por conta da colocação em prática da terceira etapa da descentralização da distribuição e utilização de vacinas da multinacional norte-americana Pfizer/BioNtech. Com isso, outros 72 municípios do Norte de Minas passam a ter uma terceira opção de imunizante para aplicação na população. Até então, nas duas etapas anteriores de descentralização, implementadas em maio, 14 municípios do Norte de Minas haviam sido contemplados por terem maior população.
Para orientar referências técnicas de imunização e profissionais de saúde dos 72 municípios que passam a receber vacinas da Pfizer, a SES-MG realizou encontro, por meio de videoconferência, nesta segunda-feira. Na oportunidade, foram repassadas, aos municípios, informações sobre a conservação e uso do imunizante.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que, com a decisão tomada no fim de maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de ampliar de 5 para 31 dias o tempo de utilização de vacinas da Pfizer, a inserção de todos os municípios no recebimento do imunizante possibilita a aceleração do processo de vacinação da população. As vacinas devem ficar conservadas a temperatura entre +2 e +8 graus Celsius.
Agna Menezes reforça que a orientação repassada às secretarias municipais de Saúde é de que as vacinas da Pfizer são destinadas à aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades (Síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de diálise, acima de 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos e pessoas com comorbidades com idade entre 55 a 59 anos).
Gestantes e puérperas que pertencem a grupos prioritários, como trabalhadoras do sistema de saúde e de serviços essenciais também poderão ser vacinadas, após avaliação médica individual de risco e benefício.
AstraZeneca
Além de vacinas da Pfizer, nesta segunda-feira, a SES-MG repassou aos 86 municípios da macro Norte, 39.250 doses de vacinas da AstraZeneca. Elas foram envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Os imunizantes devem ser utilizados na aplicação da primeira dose em mais 22% das pessoas com comorbidades; deficientes físicos permanentes graves e em 25% dos trabalhadores da Educação que atuam no ensino básico.
Distribuição
Para 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS de Montes Claros, nesta segunda-feira, foram entregues 30.542 doses de imunizantes. Desse total, 26.750 doses são da AstraZeneca e 3.792 da Pfizer.
A 22ª remessa contemplará 25 municípios que integram a GRS de Januária com 12.136 doses de imunizantes (10 mil doses da AstraZeneca e 2.136 doses da Pfizer). Já, sete municípios que pertencem a área de atuação da GRS de Pirapora, receberam 2.938 doses de vacinas (2,5 mil doses da AstraZeneca e 438 da Pfizer).
Entre a primeira remessa, em janeiro, e esta, a macrorregião Norte contabiliza o recebimento de 746.946 doses de vacinas da AstraZeneca; CoronaVac e da Pfizer.
Vacinômetro
Até a manhã desta segunda-feira, 7, dados contabilizados pela SES-MG, por meio da plataforma informatizada vacinômetro, informavam que aumentou para 357.397 o número de pessoas residentes na macro Norte que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 169.747 pessoas concluíram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.
Autor: Pedro Ricardo