Coronel Fabriciano integra ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales

Imagem

Em Reunião Ordinária realizada nessa terça-feira (24), a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei n° 2.668/2015, do Executivo, que integra o município de Coronel Fabriciano ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (CISVALES). Com a aprovação, a cidade assinará protocolos para a sua participação no Consórcio Público.
Crédito: Flávio A. R. Samuel

O Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, e a Comissão Parlamentar de Saúde da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, já haviam se reunido no dia 20/11 e discutido sobre a saída dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE), e passariam a se integrar ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales, o CISVALES. Mas que caberiam aos municípios encaminhar às respectivas Câmaras Municipais para aprovação do projeto de lei que autoriza a adesão do município ao CISVALES, que irá gerir A Rede de Urgência e Emergência (SAMU Regional).

“Trata-se na verdade de um grande avanço para a Região Metropolitana do Vale do Aço, onde que, com a união dos municípios em um consórcio de saúde, conseguiremos a um custo reduzido e com maior eficiência, garantir um amplo serviço da Rede de Urgência e Emergência. Por isso, o Governo do Estado, por meio da Superintendência Regional de Saúde, tem se esforçado junto aos municípios, para que integrem o quanto antes ao Consórcio”, explicou Wagner. 

O Superintendente informou ainda que por estar localizado estrategicamente, Coronel Fabriciano deverá contar com duas bases,uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é uma UTI Móvel voltada a atendimentos de maior complexidade e uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta por uma ambulância convencional, destinada a atendimentos de menor complexidade. No projeto atual de implantação da Rede de Urgência e Emergência do Vale do Aço pelo CISVALES, está previsto a instalação de 11 a 13 bases do SAMU em pontos estratégicos, de Jaguaraçu à Caratinga. 

Autor: Flávio A. R. Samuel

Rolar para cima