Como parte da Semana Nacional de Humanização, o Grupo Institucional da Política de Humanização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou nesta segunda-feira, 7/04, uma roda de conversa sobre a saúde do trabalhador com a presença de referências técnicas dos cinco hospitais da região e servidores de cada setor da própria SRS.
Com o tema Ambiência no Trabalho e Gestão Democrática, foram tratados assuntos como a valorização do trabalho do trabalhador, gestão participativa e acolhimento. De acordo com Andréa Medeiros, referência técnica de humanização da Regional, a partir de uma roda de conversa – método de gestão que favorece a circulação da fala, estabelece diálogos e permite a construção de identidades para o trabalhador, foi possível tratar de forma mais ampla tudo o que envolve o tema.
“As referências dos hospitais puderam relatar suas experiências e como elas se dão na prática, algo de grande proveito para os presentes”, destacou Andréa Medeiros. Como proposta do Grupo Institucional da Política de Humanização, fica a expectativa pela criação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) na SRS de Coronel Fabriciano.
“Discutimos formas de melhorar as relações de trabalho e foi bastante proveitoso esse encontro. Temos agora condições de atuar na construção de técnicas de humanização a partir de experiências de grupos que estão ligados a esse trabalho em suas organizações”, sintetizou a referência da Regional. O evento contou ainda com a presença Márcia Helena Andrade Santos, mestre em saúde do trabalhador, da Prefeitura de Ipatinga.
Autor: Roberto Bertozi