A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária, promoveu nos dias 09 e 10 de setembro a capacitação sobre o Processo Administrativo Sanitário. Participaram da atividade os Coordenadores e Fiscais Sanitários dos 35 municípios que compõe a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA), Silvia Regina Gallo Araújo Lima, o objetivo da capacitação é esclarecer as principais dúvidas quanto à instauração de processos administrativos sanitários e padronizar as ações da Vigilância Sanitária nos município, bem como rever toda a base da legislação sanitária e o passo-a-passo para a conclusão destes processos.
A referência técnica da superintendência de Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, Tânia Mara Lima de Moraes Jacob, ressaltou que a capacitação dos coordenadores e dos fiscais visa melhorar e desenvolver as ações de Vigilância Sanitária na Região e nos municípios onde cada um desempenha sua função.
Segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Antônio Dias, Cristiane Valgas, que participou da capacitação, a sua expectativa era a de sanar as suas dificuldades quanto à instauração do processo administrativo e seu andamento, até a conclusão. Ela pontuou que em seu município, Antônio Dias, a Vigilância Sanitária já realiza ações educativas, de fiscalização e de notificação, mas agora com a capacitação espera estar apta a conduzir os processos, fazendo com que os proprietários e responsáveis por estabelecimentos cumpram a legislação sanitária vigente.
Autor: Flávio A. R. Samuel