Convênio da SES vai ampliar leitos do Hospital São Camilo de Timóteo

Imagem

Por meio de um convênio entre a  Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e a Fundação São Camilo estão previstos a criação de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 47 de internações para o Hospital São Camilo de Timóteo. Com isso, a instituição irá  ampliar em 67 o número de leitos que já dispõe. O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, disse que o valor do convênio que prevê a ampliação é de R$ 3 milhões. “Com este investimento estamos melhorando o atendimento em toda microrregião”, informa.

Durante a reunião entre o secretário de Saúde, Alexandre Silveira e a diretoria do São Camilo foi discutida a estrutura da rede em todo Brasil, o Estado de Minas Gerais e no Vale do Aço. “Atualmente a Fundação São Camilo tem atendido bem as duas unidades na região. E agora com a gestão compartilhada, um pleito da secretaria, vamos buscar ainda melhor qualidade no atendimento à população e otimizar os serviços prestados”, avalia. “A população das cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano e entorno devem entender que esta integração amplia a oferta e a qualidade dos serviços já prestados, havendo ganho na assistência”, destaca.

O superintendente da Fundação São Camilo, Pe. Justino Scatolin, disse que com este modelo,  será  possível oferecer maior número de especialidades médicas. “Com este investimento serão um total de 30 leitos de UTI, sendo 20 leitos para UTI adulto e sete neonatal e três pediátrica. Os leitos de internação SUS, vão totalizar 112, atualmente são 50. Ao todo, a unidade hospitalar de Timóteo contará com 142 leitos para a microrregião que compreende a uma população de quase 300 mil habitantes. As obras para construção da Unidade intensiva serão iniciadas de imediato. A UTI adulto terá 745 metros quadrados e os novos leitos de internação terá 749 metros quadrados. A previsão é que dentro de um ano as obras estejam concluídas”, explica Justino.

O São Camilo de Timóteo recentemente recebeu a Certificação de Qualidade Nível II, de Acreditado Pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e já mantém um ótimo aproveitamento de leitos com uma rotatividade acima da média nacional, em que o paciente fica em média apenas 3,5 dias internado.  “Sabemos que há uma demanda de leitos que é  antiga na região. Esta ampliação vai possibilitar atender melhor aos pacientes da microrregião de Coronel Fabriciano/Timóteo e ainda diminuir o número de transferências”, disse Anchieta Poggiali, superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.  Atualmente, as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e pediátrica, estão em fase de conclusão.

Autor: Jornalismo SES

Rolar para cima